Nordeste em São Paulo

Publicado em: 26/08/2011 |

Escrito em 1957 e encenado pela primeira vez em 1961, “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna, ganha nova montagem. Sob direção de Sérgio Ferrara, o espetáculo estreia domingo (28), no Teatro do Sesi.

No enredo de “O Casamento Suspeitoso”, a personagem Lúcia, uma moça de Recife, quer se casar com o filho único de uma rica família, Geraldo. Ele está prestes a receber uma boa herança e, por isso, é alvo de um golpe, planejado por sua noiva, sua sogra (Susana) e o amante de Lúcia (Roberto Flávio).

Dona Guida, mãe do noivo, não confia no sentimento da moça e faz de tudo para que o casamento não se concretize. Até os empregados da família (Cancão e Gaspar) se envolvem na história para conseguir tirar algum proveito.

No elenco estão Abraão Farc, Bete Dorgam, Breno Amparo, Joaz Campos, João Paulo Soran, José Rosa, Marco Antônio Pâmio, Nani de Oliveira, Nicolas Trevijano, Rogério Brito, Sonia Maria e Suzana Alves.

Também artista residente do Curso Regular de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Bete interpreta Dona Guida, que, além de ser a mãe do noivo, é a mulher que comanda a cidade. “Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Estou aprendendo diariamente com todos eles. Sinto-me privilegiada pela oportunidade”, comenta a atriz.

Em cartaz até dezembro, a montagem tem cenário de J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro.

Curiosamente, a estreia da atriz no teatro foi, também, em uma peça de Suassuna: “O Auto da Compadecida”. “Retorno, então, trinta e tantos anos depois, a esse mestre absoluto, com todo o respeito e alegria!”

“As máscaras da Commedia dell’Arte, a dupla de palhaços e a correspondência com Molière são trabalhos colocados em prática e que interessam diretamente aos aprendizes de Humor. Os tempos de comédia, triangulação, ocupação cênica e muitas outras questões que podem ser discutidas estão presentes no espetáculo.”

Para obter mais informações, clique aqui.

“O Casamento Suspeitoso”

Quando: Até 4/12. De quinta a domingo, às 20h

Onde: Teatro do Sesi

Av. Paulista, 1.313 –Metrô Trianon-Masp

Ingressos: Entrada franca* (quintas e sextas); R$10 (sábados e domingos)

*Os ingressos devem ser retirados a partir das 12h, no dia da apresentação.

Obs: Não haverá sessões nos dias 9 de setembro; 3 e 4 de novembro. Haverá sessões duplas (gratuitas) nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, às 19h e 21h.

Texto: Jéssika Lopes