No Caminho da Narratividade

Publicado em: 10/08/2011 |

Com o término do recesso dos aprendizes, Dionísio finalmente voltou a perambular pelos corredores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. E, na tarde da última terça-feira (9/8), nem o tempo chuvoso abalou a volta dos alunos que abarrotavam os corredores da sede com suas conversas animadas.

Como de praxe, para saudar os recém chegados, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, cantou o hino da Escola e, na sequência, chamou todos os novos aprendizes ao centro do pátio e, em meio a brincadeiras, pediu para que cada um deles se apresentasse.

Tímida, Gessika Alvarenga, recém-chegada aprendiz de Cenografia e Figurino, não quis participar das apresentações e, escondida, sorria para as brincadeiras de Cabral enquanto falava da sua emoção em ingressar na Escola. “Sou formada em Cinema, mas queria uma base legal para colocar meus projetos em prática. Assim, procurei uma especialização em Cenografia e achei a Escola. Estou ansiosa para tudo começar.”

Primeiros Passos

Neste semestre, todos esses aprendizes vão focar seus estudos na Narratividade, baseados no livro “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro. Como forma de incentivar a leitura e pesquisa, no último dia de aulas antes do recesso, a direção executiva da Escola presenteou todos os aprendizes que ingressariam no Módulo Amarelo com um exemplar deste livro.

E, ainda durante o recesso, os formadores e coordenadores da SP Escola de Teatro participaram de uma série de colóquios para reciclar seus conhecimentos sobre o tema e sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro. Em um destes encontros, o escritor Rodrigo Lacerda, o antropólogo Pedro Cesariano e a atriz Roberta Estrela Dalva participaram de uma mesa de discussão com o corpo docente.

Além da participação no colóquio, os três artistas fizeram questão de gravar um recado para os aprendizes que ingressariam nos estudos dessas temáticas.

“Espero que vocês extraiam toda sabedoria popular e erudita que João Ubaldo tem para nos dar e que torna para mim ´Viva o Povo Brasileiro´ uma obra realmente especial na literatura brasileira”, disse Lacerda no primeiro depoimento.

Na sequência, Cesariano incentivou os aprendizes a encontrar indícios, caminhos e apontamentos na obra de João Ubaldo. “Vocês têm uma trajetória e um futuro para se dedicar à busca de outras coisas. Que essa obra sirva para aumentar o arsenal de todos.”

No último depoimento, Roberta foi enfática. “O mais importante é o encontro verdadeiro com o outro, as diferenças, as reações de concordância e discordância, a raiva, a paixão, com tudo aquilo que o outro pode despertar na gente. Não ter medo de se encontrar de verdade com o outro. É desse encontro verdadeiro que se gera algo bom para o mundo. A palavra que eu deixo é essa: o encontro.”

Texto: Renata Forato