Nino Brasileiro, estudante de Iluminação, apresenta projeto de luz na encenação de Piscina, uma releitura do texto de Mark Ravenhill

Publicado em: 04/11/2022 |

Na última quinta-feira, 3, Nino Brasileiro, estudante de iluminação da SP Escola de Teatro, apresentou o desenho de luz de sua autoria durante um ensaio aberto do texto Piscina (Sem Água), que foi pensado e escrito pelo inglês Mark Ravenhil, junto a outros companheiros de curso. A exibição fez parte do processo de aprendizagem proposto pelo curso, coordenado por Guilherme Bonfanti.

Os estudantes fizeram uma releitura do texto inglês, pois no Brasil a peça já cumpriu temporada em 2010-2011. O autor  traz em sua dramaturgia a narrativa de um grupo de amigos artistas que dividem um sentimento ambíguo de inveja, ódio, vergonha e submissão ao acompanharem a amiga artista plástica, que teve sucesso financeiro com suas produções, entrar em coma depois de cair em uma piscina sem água numa nostálgica noite de jantar do grupo.

Soraya Saide, artista formadora do curso de direção da SP, fala sobre os reflexos de seu trabalho como palhaça dentro e fora da Escola

No hospital, as personagens relembram os anos que conviveram com a amiga e percebem a diferença existente entre eles, já que com o sucesso, ela virou uma exceção no grupo. Não lhe falta conforto, não lhe há dívidas e simplesmente o hall de entrada de sua casa deixa o restante do grupo intimidado, por continuarem como artistas de galerias alternativas.

Nessa mistura de admiração e inveja, os acompanhantes do quarto começam a fotografá-la e a produzir arte com o corpo que se deforma lentamente. Contudo, é uma peça que trabalha com memória em meio a um grave acidente, procurando acessar cenicamente a fragilidade das relações humanas e o oportunismo, com finalidade de exploração, do mundo consumista.

Inscreva-se no curso online e gratuito História do Teatro em Breves Noções, com Mauricio Paroni

Um dos propósitos do curso de Iluminação é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar as técnicas de luz, e a especialidade promove a aproximação de áreas importantes, como dramaturgia e iluminação, ressaltando a criatividade para a formação do artista da luz.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais