Nelson Baskerville se inspira em “A Gaivota” para novo espetáculo

Publicado em: 15/04/2015 |

O Sesc Consolação recebe, na próxima sexta-feira (17), às 20h, a estreia do espetáculo “1 Gaivota – É Impossível Viver sem Teatro”, com adaptação e direção de Nelson Baskerville a partir do texto “A Gaivota”, de Anton Tchecov. Em cartaz até o dia 24 de maio, a peça será apresentada às sextas e sábados, 20h; e aos domingos, 18h. O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos e tem duas horas de duração.

Classificado pelo próprio Tchecov como uma comédia, o espetáculo é entendido por alguns como drama e até tragédia. A encenação de Baskerville transporta a ação para uma fazenda em Campos do Jordão, onde os proprietários em dificuldades financeiras divertem-se, amam, bebem e machucam-se. No palco, ora personagens, ora atores, lançam a pergunta: é impossível viver sem teatro?

Com Renato Borghi, Noemi Marinho, Pascoal da Conceição, Élcio Nogueira, Julia Ianina, Rafael Primot, Thais Medeiros e Erika Puga no elenco, o espetáculo usa recursos multimídia integrados ao cenário, com microfones, câmeras e telas de projeção que sobem e descem, ganhando tamanho e proporções conforme a necessidade do momento.

Nelson Baskerville, além da adaptação e direção, ainda assina a cenografia do espetáculo, ao lado de Amanda Vieira. O cenário visa trazer à tona todo o princípio de encenação do diretor, onde o ambiente é construído através de elementos, onde nada é perfeito e limpo. A montagem pretende desnudar a teatralidade com tudo à mostra, o teatro exposto, tudo revelado, até mesmo o camarim que fica diante do público, numa fusão de peça real e peça ficção.

Nelson Baskerville (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“A Gaivota”, de Tchecov, foi usado em 2011 como material de trabalho do módulo Verde da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, além de também já ter sido ilustrada na Série Minimalista, seção do portal da Escola que retrata com poucos elementos gráficos peças e personagens do universo teatral. Nelson Baskerville também tem um histórico na Instituição, tendo ministrados aulas e cursos pela SP Escola de Teatro.

“1 Gaivota – É Impossível Viver sem Teatro”
Quando: de 17 de abril a 24 de maio, sextas e sábados, 20h; e aos domingos, 18h
Onde: Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245