Música para não ouvir

Publicado em: 22/04/2010 |

Os aprendizes de Sonoplastia da SP Escola de Teatro realizaram uma intervenção musical inusitada, no sábado, dia 17 de abril, durante o Território Cultural.

Eles apresentaram a música 4’33’’, composta em 1952 por John Cage, permanecendo todo o tempo da música sem tocar um acorde, como pede a partitura. O resultado e a reação do público da apresentação você confere no vídeo abaixo.

Cerca de 150 pessoas aguardavam a apresentação. Ninguém esperava o silêncio dos músicos, munidos de violão, tambor, pandeiro, triângulo, flauta e violoncelo.

Após afinar os instrumentos, a intervenção começou e um misto de nervosismo e risada tomou conta da platéia. Enquanto uns ficavam estáticos, outros não sabiam como reagir. O único movimento dos músicos foi virar a página da partitura entre um ato e outro.

Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pEgGLdKaHCE
Ao terminarem a performance musical, os aprendizes de Sonoplastia foram aplaudidos por todos. Segundo o maestro André Martins, o objetivo é discutir o que é pausa e o que é som: “Essa música busca o inusitado e joga com a expectativa. Fazer o público e os próprios músicos pensarem na importância do silêncio, é fundamental”, conclui o aprendiz.
Texto e Foto e Vídeo: Lucas Arantes
 | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 22/04/2010