Mulher, Teatro, Hip Hop e Contemporaneidade

Publicado em: 24/04/2012 |

De onde vem o tom? A palavra cantada, o ritmo da percussão, a técnica no Beat Box, a sensibilidade do DJ. Que cor tem o sentimento que o som desperta em você? Pode-se definir em várias emoções de cores diferentes, ou em um só arrepio na espinha que lhe parece policromático? A música, às vezes, se materializa em sensações.

E ao relacionar o fenômeno sonoro ao teatro, o que se tem? Mais especificamente, pense no Hip Hop, no Rap, na cultura que entremeia poesia, pensamento rápido, consciência e uma batida forte.

No encontro desses dois mundos artísticos temos Roberta Estrela D’Alva, atriz, diretora, roteirista e dramaturga que, há anos, vem fazendo experiências nesse caminho. Ela é a convidada da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco para o último Bate-Papo Online desse mês em que todos os convidados são ganhadores da 24ª edição do Prêmio Shell de Teatro.

Com o tema “Trabalho da Atriz no Teatro Contemporâneo”, Roberta conversa virtualmente conosco na próxima quinta-feira (26), das 16h às 17h, aqui no portal.

Roberta é Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro, desenvolvendo ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas. Além disso, é idealizadora do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro Slam (batalha de poesia) brasileiro. Recebeu o 24º Prêmio Shell de melhor atriz por “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, escrita e dirigida por Claudia Schapira.

E não é a primeira vez que a temos como convidada. Quem esteve na SP Escola de Teatro no primeiro dia de aula pôde acompanhar Roberta e o grupo Treme Terra em um show que agitou a Escola.

Portanto, para não perder a conversa com Roberta Estrela D’Alva, acesse nosso portal no dia e hora marcados e venha bater um papo com a gente. Afinal, falar sobre teatro nunca é demais, não é?

Bate-Papo Online com Roberta Estrela D’Alva
Tema: “O Trabalho da Atriz na Cena Contemporânea”
Quando: Quinta-feira (26/4), das 16h às 17h
www.spescoladeteatro.org.br