MT Escola de Teatro inaugura polo no interior do Mato Grosso

Publicado em: 04/09/2017 |

Sorriso, no interior do Mato Grosso, é a segunda cidade a receber a MT Escola de Teatro | Foto: Reprodução.

Menos de um ano após ser criada em Cuiabá, no Mato Grosso, a MT Escola de Teatro começa sua expansão pelo interior do estado: na segunda-feira (4), a Instituição inaugura um polo em Sorriso, a 400km da capital. A cerimônia de abertura acontece às 19h no Auditório da Câmara de Vereadores do município.

A nova unidade vai oferecer cursos de extensão profissionalizante em diversas áreas das artes cênicas, como atuação, direção, sonoplastia e iluminação. Esta é uma parceria da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) com a Secretaria Estadual de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Associação Cultural Cena Onze.

“É um passo importante no processo de interiorização da MT Escola de Teatro. Nós estamos muito felizes com a parceria e acreditamos que ela vai alavancar e propagar a cultura teatral pelo interior do estado”, diz Rodolfo García Vázquez, coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro.

As atividades na sede de Sorriso têm início já na terça (5) e quarta (6), quando acontecem os primeiros módulos dos cursos de Direção e Atuação. Além deles, um curso de Sonoplastia está programado para outubro.

Para Leandro Carvalho, secretário estadual de Cultura, a chegada da MT Escola de Teatro ao interior do estado é importante, também, para outros segmentos além do artístico, como o turismo e a agropecuária.

“O setor agropecuário tem uma demanda muito grande de eventos – precisa de técnicos de som, de iluminadores, mas é difícil encontrar um local de capacitação para esses profissionais”, diz. “Agora, a Escola oferece essa oportunidade de formação que vai além das atividades próprias do teatro.”

Luana Castro, diretora do departamento de Cultura de Sorriso, ressalta o modelo de ensino da MT Escola de Teatro. “É um projeto grandioso, histórico, tanto pelo alto nível dos professores, que virão de São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, como pela metodologia a ser empregada, reconhecida internacionalmente e utilizada em várias centros de formação do mundo.”

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”