Mostra Aldir Blanc na SP: História de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, é tema do espetáculo Turmalina 18 – 50

Publicado em: 10/05/2021 |

Espetáculo Turmalina 18-50 Crédito da foto: Stephany Lopez

A primeira Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro apresenta nesta terça-feira, 11, 20h,  o espetáculo “Turmalina 18 – 50”, contemplado pela Lei Aldir Blanc. O projeto celebra a história de João Cândido, principal líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910 – que resultou no fim dos castigos corporais na Marinha de Guerra. A peça resgata a sua memória e ainda destaca o tempo em que o Almirante Negro (como é chamado na música “Mestre Sala dos Mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, imortalizada na voz de Elis Regina), viveu em São João de Meriti (RJ), cidade sede da companhia.

Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro reúne 12 peças das 5 regiões do Brasil

Com pesquisa de Luiz Antonio Simas, supervisão de Rodrigo França e texto e direção de Vinicius Baião, a montagem carrega em seu título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto – Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50 – e refaz os caminhos percorridos pelo líder como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória. Sua relação com as águas é tratada de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca, os portos e também São João Batista, santidade católica que instituiu o batismo pelas águas e que margeia a vida de João, nascido no dia consagrado ao santo e residente a maior parte de sua vida em uma cidade cujo nome é em homenagem ao padroeiro. Outra relação traçada pela peça é a possibilidade de caminhos dados pelas encruzilhadas, em uma referência direta a sua terra natal, Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo (RS). O espetáculo relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, exalta a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial no país, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de João Cândido, um herói nacional pobre e esquecido, numa rua de terra na Baixada Fluminense.

Crédito da foto: Stephany Lopez_

Morto em 1969, apenas em 2008 João Cândido teve anistia concedida pelo governo brasileiro, mesmo ano em que se inaugurou uma estátua em sua homenagem na Praça XV, na capital carioca. Por conta do cinquentenário de morte, em dezembro de 2019 passou a integrar o Livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro, e o Livro de Heróis de São João de Meriti. Falta ainda sua inclusão no Livro de Heróis da Pátria, cujo projeto de lei segue tramitando. Desta forma, celebrar sua história é também ação de reparação histórica consigo e com o próprio país.

Turmalina 18-50, Cia Cerne (RJ) – Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro

A vida de João Cândido, o almirante negro da canção de Aldir Blanc cantada por Elis Regina.

Quando: 11/05-> terça-feira

Onde: SP Escola de Teatro Digital- Sympla

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”