Morre, aos 81 anos, o ator e diretor Emilio Di Biasi

Publicado em: 28/09/2020 |

Morreu, no último domingo (27), o ator e diretor Emilio Di Biasi, aos 81 anos. Um dos fundadores do grupo Decisão, Di Biasi teve um papel importante na história da SP Escola de Teatro. Além de parceiro e incentivador da instituição, também é dele o nome da nossa Biblioteca – única em São Paulo dedicada exclusivamente às Artes Cênicas.

“Emilio Di Biasi foi um grande amigo. Nos conhecemos no final dos anos 1980, em Curitiba.[…] Quando Os Satyros aportaram na Praça Roosevelt, Emilio passou a ser um de nós. Frequentava o espaço e chegou a dirigir vários trabalhos no nosso espaço. Inclusive um texto incrível do Contardo Calligaris, “Pequenos Furtos”, em uma edição das Satyrianas. Mas foi em 2006 que eu me encontraria com o diretor Emilio, na montagem de “O Anjo do Pavilhão Cinco”, texto incrível do Aimar Labaki, a partir do original de Drauzio Varella, um dos meus trabalhos como ator que tenho o maior orgulho. Neste período, de 2006 até 2012, a Praça Roosevelt era um dos endereços do Emilio, que poderia ser visto por ali diariamente. Éramos confidentes, melhores amigos e dividíamos muitos segredos…”, lamenta Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

“Nosso primeiro contato, foi na FAAP em 1982, durante as gravações da novela “Os Adolescentes”. Aluna alçada à figurante, na escala do diretor Emílio Di Biasi, que ao final de cada diária seguia solícito e serelepe. Marcas indeléveis em sua personalidade. Muito premiado e envolvido em muitas montagens, parecia sempre ter tempo para uma conversa. Profissional engajado e versátil, encarnava tipos diferentes com graça e determinação. Como pude constatar por anos de convívio e experiências […] Firmamos pactos silenciosos ao ouvir música, cantarolar juntos uma melodia inspirada e escolher um prato no La Barca da Praça Roosevelt, entre solenidades e olhares de encantamento mútuo…”, lamenta a fotógrafa e iluminadora Lenise Pinheiro.

A SP Escola de Teatro lamenta imensamente a sua partida.

Foto: Lenise Pinheiro

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

Notícias | 22/ 04/ 2024