EN | ES

MITsp 2018 traz nove espetáculos inéditos ao Brasil

Publicado em: 31/01/2018 |

Além dos nove espetáculos inéditos no Brasil, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp 2018) chega a sua quinta edição com muitas ideias: este ano, o evento divide sua curadoria em quatro eixos – “História, memória e política”; “A palavra como protagonista”; “Conexões entre teatro e música”; e “Migrações e a ameaça do outro”.

De 1º a 11 de março, a Mostra ocupa vários espaços da cidade, como o Auditório Ibirapuera, o Sesc Pinheiros e o Teatro do Sesi-SP, oferecendo também oficinas e debates sobre o fazer teatral, além do projeto MITbr, que vai colocar oito produções nacionais de destaque do ano passado em sua vitrine para organizadores de festivais estrangeiros.

Com a participação de artistas de países como Alemanha, Argentina, França e Uruguai, os ingressos para o evento começam a ser vendidos no dia 6 de fevereiro no site oficial da MITsp.

“Árvores Abatidas”, do polonês Krystian Lupa, é um dos destaques da quinta MITsp. Foto: Michał Grudziński/Divulgação

De fora
As vindas do suíço Christoph Marthaler (com a comédia musical King Size”) e do polonês Krystian Lupa (com a montagem Árvores Abatidas”, baseada no livro de Thomas Bernhard), estão entre os principais destaques para os organizadores da mostra. Considerados dois dos mais importantes encenadores contemporâneos, é a primeira vez que eles vêm ao Brasil.

Quem abre a edição é o espetáculo “Suíte N° 2”, dirigido pelo francês Joris Lacoste, artista em foco deste ano. A peça busca mostrar a força da palavra, seja ela positiva ou negativa. Em cena, cinco atores/cantores dão nova interpretação a palavras captadas em diferentes situações e lugares e pronunciadas em várias línguas.

Na programação ainda estão o espetáculo britânico “sal.”, que aborda o passado de escravidão dos povos negros, ancestralidade e colonialismo, e “País Clandestino”, em que diretores de cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e França) refletem sobre política, história e arte.

O brasileiro Pedro Granato é um dos cinco diretores/atores de “País Clandestino”. Foto: Ariane Cuminale/Divulgação

Brasil em cena
Este ano a MITsp lança a MITbr, plataforma que quer impulsionar a internacionalização do teatro brasileiro. Com curadoria de Welington Andrade, Christine Greiner e Felipe Assis, oito montagens nacionais serão apresentadas com legendas em inglês para programadores de mostras e festivais internacionais. “É uma maneira de oferecer um panorama da cena contemporânea brasileira,” diz Guilherme Marques, diretor de produção da mostra. As montagens selecionadas ainda não foram divulgadas.

Pensamento
Como parte de sua programação Olhares Críticos, a quinta edição da MITsp também vai realizar debates sobre o estado da arte no País atualmente. Uma das mesas é “Amor e ódio ao corpo no Brasil”, com a participação de Gaudêncio Fidélis, curador exposição “Queermuseu”, censurada em Porto Alegre, no ano passado.

Montagens teatrais que estiveram envolvidas em polêmicas recentemente, como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu” e “Entrevista com Stela do Patrocínio” estão no centro do debate de “Crítica não é censura: de quem é a arte que pode tudo?”. As atrizes Renata Carvalho e Georgette Fadel, protagonistas das respectivas peças, participam do encontro.

Formação
No eixo das chamadas Ações Pedagógicas, a Mostra traz artistas internacionais para ministrar oficinas e workshops sobre experimentação e investigação da linguagem cênica. Além da residência da alemã Susanne Kennedy, que se apresentou na edição anterior da Mostra com o espetáculo “Por que o Senhor R. Enlouqueceu?”, a quinta edição da MITsp oferece ainda a oficina “Meus Documentos”, com diretora, escritora e performer argentina Lola Arias.

A programção conta também com os workshops “Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão”, com encenadora e dramaturga sueca Liv Elf Karlén; “Intersecções entre poéticas não-verbais”, com os cenógrafos brasileiros Aby Cohen e Renato Bolelli; e “Internacionalização de espetáculos”, com a artista e produtora de origem croata, radicada em Barcelona, Iva Horvat.

 




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS