Teatro, dança e performance unem-se em “Jandira” e “Negro de Estimação”, espetáculos do grupo pernambucano Visível Núcleo de Criação, ambos em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Paulo Emílio Salles Gomes, com entrada franca e interpretação solo do ator, bailarino, coreógrafo, encenador e arte-educador Kleber Lourenço.
Dirigida pelo próprio ator, “Jandira”, que será apresentada nos dias 3 e 4 de novembro, tem uma construção dramatúrgica que parte da literatura e se baseia na poesia modernista do escritor mineiro Murilo Mendes para abordar as construções arquetípicas do universo feminino. A peça conta com colaboração e orientação geral de Marcondes Lima e Arnaldo Siqueira, criação de luz de Saulo Uchôa e trilha sonora de Julio Moraes.
Desde sua estreia, em 2005, a montagem já integrou uma série de festivais espalhados por todo o Brasil, levando prêmios como os de melhor espetáculo de dança, melhor coreógrafo e melhor bailarino no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2007.
Já “Negro de Estimação”, com apresentações marcadas para os dia 5 e 6 de novembro, foi criado depois de “Jandira” e dá continuidade ao processo de pesquisa estética que propõe o cruzamento das linguagens do teatro, performance, dança contemporânea e literatura. Oito histórias do livro “Contos Negreiros”, do escritor pernambucano Marcelino Freire, foram utilizados na dramaturgia da peça, que aborda a identidade racial e nacional, levantando questões de natureza ideológica, social e artística.
Oito estados e 13 cidades brasileiras receberam a montagem, desde sua estreia nacional, em 2007, no 14° Festival Internacional de Teatro Porto Alegre em Cena. Foi, ainda, objeto de estudo de uma tese de doutorado na Alemanha sobre Teatro Negro no Brasil.
“Negro de Estimação” tem co direção e direção de arte de Marcondes Lima, figurinos de Luciano Pontes, cenografia de Bruno Vilela, trilha sonora de Zé Guilherme Allen e luz de Luciana Raposo.
Serviço
“Jandira”
Quando: 3 e 4 de novembro, às 21h
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Paulo Emílio Salles Gomes
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Entrada franca – retirar ingressos com antecedência na bilheteria do CCSP
http://www.visivelnucleo.blogspot.com/
“Negro de Estimação”
Quando: 5 de novembro, às 21h; 6 de novembro, às 20h
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Paulo Emílio Salles Gomes
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Entrada franca – retirar ingressos com antecedência na bilheteria do CCSP
http://www.visivelnucleo.blogspot.com/
Texto: Felipe Del