Acontece nesta terça-feira, 20, às 19h30, a mesa de discussão Centenário Cacilda Becker: Heranças de uma Personagem Histórica do Teatro Brasileiro, no Youtube da SP Escola de Teatro.
4 convidados especiais vão comentar a carreira e vida da atriz que fez história no teatro brasileiro e marcou as artes cênicas brasileiras para sempre.
Guilherme Becker, neto de Cacilda, Ivano Lima, historiador da vida e obra da estrela, Leona Cavalli, que interpretou Cacilda no Teatro Oficina, e Ivam Cabral, ator e diretor executivo da SP Escola de Teatro, se reúnem nesse encontro mediado por Miguel Arcanjo Prado onde celebram os 100 anos do nascimento desta grande dama do Teatro que faleceu precocemente em 1969.
Mesa de discussão: Centenário Cacilda Becker: Heranças de uma personagem histórica do teatro brasileiro
Data: 20/4, terça-feira, das 19h30 às 20h30
Mediação: Miguel Arcanjo
Transmissão: Rodrigo Barros, no YouTube da SP Escola de Teatro
Minibio dos convidados:
Ivano lima
Tem experiência na área de Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral, Laboratório de Montagem Teatral, Direção Teatral, Arte Educação, Expressão e Consciência Corporal. É pós-graduado em Gestão Escolar e em Arte, Comunicação e Educação pela Faculdade Paulista de Artes e graduado em Artes Cênicas pela mesma faculdade, em 1998. Foi professor universitário da Faculdade Paulista de Artes de 2000 a 2013 e professor coordenador pedagógico na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, professor convidado do COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de SP no qual ministra o Atellier “Corpo, sociedade e educação – Uma proposta de sensibilização”. Dirigiu mais de trinta espetáculos, entre eles “Sonho de uma Noite de Verão “ de W.Shakespeare, “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, “O Beijo no Asfalto “ de Nelson Rodrigues, “As Quatro Chaves” de Ilo Krugli, “Vamos “ de Mario Viana, “A cozinha “ de Arnold Wesker, entre outros.
Guilherme Becker
Fez curso de Comunicação Social na FAAP, habilitado em publicidade, propaganda, relações públicas, rádio, televisão e cinema reconhecido pelo MEC. Também formado pela escola Panamericana de arte em fotografia para cinema, vídeo, teatro e moda. Ator formado pela escola de teatro Nilton Travesso. Still fotográfico de “Longa jornada noite a dentro” com Cleyde Yaconis e Sérgio Brito no Rio de Janeiro. Direção, roteiro e direção de arte do curta-metragem “Santa e Bárbara “. Direção de arte e still fotográfico do espetáculo “morte em cena”. Atuação no espetáculo “A Estrela Dalva “ sob direção de Bete Dorgan. Foi sócio proprietário do espaço fotográfico Flashbecker Studio durante 10 anos. Still de diversos espetáculos em São Paulo e Rio de Janeiro. Curador de todo o acervo existente das atrizes Cacilda Becker e Cleyde Yáconis.
Leona Cavalli
Premiada no teatro, no cinema e na TV, Leona Cavalli nasceu em Rosário do Sul (RS), fez sua primeira peça aos 6 anos, na escola e, aos 16, participou de Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues, em Porto Alegre. Cursou Artes Cênicas da UFRS e Direito na PUC. Envolvida com o teatro, largou o Direito, mudou-se para São Paulo e passou a se dedicar somente à interpretação, trabalhando ainda como diretora e produtora. Com um vasto currículo no cinema e no teatro, premiada, inclusive em festivais internacionais, atualmente pode ser vista na TV na reprise de A Vida da Gente, na TV Globo. Interpretou Cacilda Becker no espetáculo Cacilda!, do Teatro Oficina, dirigido por Zé Celso Martinez.
Ivam Cabral
Ator, diretor e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. Doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Fundou, ao lado de Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator e dramaturgo, recebeu inúmeros prêmios e escreveu dezenas de textos, tendo sido traduzido para o espanhol e o alemão. Lançou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral — Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo; e, em 2010, foi indicado ao Prêmio Jabuti. Também escreve para cinema e TV, tendo assinado os roteiros de “A Noiva” e “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. É diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco.