Mente Quieta e a Espinha Ereta

Publicado em: 23/05/2013 |

Como escreveu o compositor Walter Franco, “tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Apostando nisso, hoje (23), o Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promoveu, para os colaboradores da Instituição, um dia inteirinho de… massagens.

Atendidos por dois profissionais do Espaço Viv (tel. 3086-2699), Marinês Cristina Almeida e Armando dos Santos Jr., cada funcionário da Escola teve direito a uma sessão de quick massage, com cerca de 20 minutos de duração.

“Foi uma experiência fantástica. Notei que muitos estavam com os músculos tensionados, com as costas duras. Precisavam mesmo de uma massagem”, observou Marinês, coordenadora do grupo Massoterapeutas Especiais, que atende pelo Espaço Viv e reúne pessoas com necessidades especiais, relacionadas à visão. “Muitos de nós fizeram cursos de capacitação na Associação Laramara ou no Instituto Mãos que Veem, ambos voltados a pessoas com visão limitada ou cegas”, conta Marinês, enfermeira e massoterapeuta que perdeu a visão do olho direito e que, com o esquerdo, só enxerga 5%. “Há 8 anos, fiz uma cirurgia para correção da miopia, mas um erro médico acabou gerando essa deficiência”, ela lembra.

Com visão reduzida desde o nascimento, Armando fala do período mais difícil de sua vida. “Foi a adolescência. Meus dois irmãos saíam com suas namoradas, de carro, e eu tinha de ficar em casa”, afirma.

Hoje, felizmente, a história mudou para Armando e Marinês. “Cada um encara seu problema de um jeito. Tem gente que se revolta, outros que rapidamente se conformam… Eu demorei para aceitar. Agora, entendo que tenho de usar bengala nas ruas para me proteger e também para deixar claro para as outras pessoas que tenho essa deficiência. Não é fácil, mas não dá pra ficar em casa se lamentando e chorando. Com esse trabalho, recuperei minha auto-estima. Sei que posso produzir e me sustentar”, encerra Marinês. Bom exemplo!

Texto: Majô Levenstein