Memorial da América Latina lança edital para bolsas de pesquisa sobre refúgio e seus desdobramentos no Brasil

Publicado em: 21/06/2021

O Memorial da América Latina lançou no dia 8 de junho, um edital para a concessão de bolsas de pesquisa voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual, nas áreas de historiografia, audiovisual, direitos humanos e comunicação. As inscrições devem ser feitas até às 17h do dia 8 de julho, pelo e-mail catedra@memorial.org.br.

Serão destinadas até cinco bolsas para doutorandos certificados em programas reconhecidos pela CAPES, que estejam com matrícula ativa em cursos regulares de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e que tenham como objetos fundamentais as seguintes linhas de pesquisa: História, memória e trajetórias de vida em narrativas audiovisuais; Deslocamentos forçados na América Latina; Acolhimento e integração de pessoas em situação de refúgio na América Latina.

Devem constar nas propostas atividades de pesquisa, rodas de conversa e gravação, em audiovisual, de relatos de vida com refugiados. Com essa iniciativa pretende-se ampliar o debate, posicionando o tema “refúgio” numa perspectiva interdisciplinar, englobando aspectos subjetivos dos deslocamentos forçados, do respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade

Ao todo, serão destinados ao edital R$ 36 mil reais. O edital é uma das iniciativas do Memorial da América Latina e da Cátedra UNESCO/UNITWIN de Integração da América Latina, que conta com a participação das universidades paulistas USP, Unicamp e Unesp.

O edital, com as informações completas e processo seletivo, pode ser acessado neste link

 




Relacionadas:

Notícias | 25/ 10/ 2021

Conheça o ID Jovem: projeto que permite a jovens de baixa renda viagens gratuitas pelo Brasil

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 10/ 2021

O que é adaptação?

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 10/ 2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

SAIBA MAIS