EN | ES

Mauricio Paroni, coordenador da biblioteca da SP, convida todos para aula especial de dramaturgia com Renata Molinari

Publicado em: 10/03/2022 |

Na próxima quinta-feira, 17, às 10h, Mauricio Paroni, coordenador da biblioteca da SP Escola de Teatro, media aula da semana de abertura do programa de pós-Graduação em artes cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O dramaturgo, diretor, professor e tradutor discute o tema ‘Dramaturgias da Experiência’ ao lado da escritora e professora Renata M. Molinari, e convida todes, todas e todos  para o evento que será digital via Youtube. Ele é gratuito e acessível para quem desejar assistir.

A programação da semana inicial de aulas conta também com a aula aberta “Pesquisa em Artes da Cena – artistas como pesquisadores, pesquisadores como artistas”, da qual participam os professores Marilia Velardi, da EACH e ECA USP, e Mario Piragibe, da UFU.

Mauricio Paroni cursou a a Faculdade de Direito  do Largo de São Francisco, a ECA  e a FFLCH,  todas da USP, diplomou-se na Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje Paolo Grassi, onde foi professor residente de 1985 a 1999. Desde 1998, está artisticamente associado à companhia escocesa Suspect Culture; foi professor residente na Universidade Statale di Pavia em 1999 (Itália), da Volda Universitat, Noruega (2003) e da Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgowcriaçao de valores, Escócia, 2002, 2003 e 2004).

Teve como professores, entre outros: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Eckhardt Schall, Martin Esslin, Iva Hutchison Formigoni, Enrico Job, Hubert Westkemper, Luca Ronconi, Massimo Castri, Vannio Vanni, Gigi Saccomandi, Ettore Capriolo, Lorenzo Arruga e Heiner Muller, com quem trabalhou como ator no espetáculo Shakespeare Cocktail, em 1988. Dirigiu mais de 30 espetáculos — por dez anos, foi diretor estável no Centro di Ricerca per il Teatro, de Milão– entre a Itália, Reino Unido e Brasil. Trabalhou em Portugal, Noruega e República Tcheca.

Colaborou com o jornal Folha de São Paulo, com artigos sobre teatro, tendo entrevistado personalidades como Dario Fo e Giorgio Strehler, entre outros. Dirige e elabora filmes, roteiros e dramaturgias. É corroterista do filme Crime Delicado, de Beto Brant. Ganhou com o roteiro e os prêmios da Academia Brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, entre outros.

Publicou, ainda, Aqui Ninguém é Inocente, pela Editora Alameda e Prefeitura da Cidade de São Paulo, livro sobre os métodos de dramaturgia empregados na parceria de sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita e Ziza Brisola, Companhia Linhas Aéreas. Prêmios mais importantes: Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, Prêmio Il contemporaneo di miglior regia 1983, Milano.

Já Renata M. Molinari é dramaturga, escritora e professora de dramaturgia, ela já acompanhou as fases do trabalho de Jerzy Grotowski e participou de modo contínuo do percurso artístico de Thierry Salmon, assinando a dramaturgia dos seus principais projetos, desde “As Troianas”  e o “O assalto ao céu”. Foi coordenadora do Il Patalogo – Annuario dello Spetacolo (Milano: Ubulibri); é autora de vários livros, entre eles Diario dal Teatro delle Fonti. No Brasil colaborou com a publicação do livro “O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski, 1959 – 1969” (Editora Perspectiva – SESC, 2007) e com as traduções dos textos inéditos sobre Thierry Salmon na Revista Rascunhos (v.6 n.1, 2019) “Incursões no Teatro de Thierry Salmon – ‘porque o efêmero deixa marcas’”. Abriu a sua biblioteca pessoal ao público, fundando e coordenando o espaço La Bottega dello Sguardo – Biblioteca Teatrale Molinari, voltado para os estudos das artes do espetáculo e laboratórios de escrita.




Relacionadas:

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Bash”, do estadunidense Neil LaBute, estreia no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 12/ 04/ 2024

Itaú Cultural realiza Mostra de Solos com artistas que levam à cena temas identitários

SAIBA MAIS