EN | ES

Máscaras que Modificam o Mundo

Publicado em: 06/08/2010 |

O tema do Bate-Papo Online desta semana foi “A Influência da Commedia dell’Arte no Trabalho de Formação do Ator”, com a atriz, diretora e pesquisadora de teatro Tiche Vianna. Responsável pela preparação dos atores nas minisséries “Hoje é Dia de Maria”, “A Pedra do Reino” e “Capitu”, exibidas pela Rede Globo, Tiche é sócia fundadora do Barracão Teatro, espaço de investigação e criação teatral, localizado em Campinas.

“Meu trabalho atual está direcionado à dramaturgia que nasce no trabalho do ator e os princípios da construção física do corpo expressivo como máscara, com ou sem ela sobre o rosto”, explicou a pesquisadora no decorrer do debate.

A máscara é um dos componentes utilizados pela Commedia dell’Arte, gênero que nasceu na Itália, no século XV, baseada na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados de maneira não naturalista. Mas outros elementos são tão importantes quanto ela. “O ator precisa ter o domínio deste instrumento físico e saber o que significa usar esse elemento cênico como veículo da sua expressão”, disse Tiche. “Mas a improvisação e a relação com a atualidade de seu tempo são tão importantes para os atores quanto a máscara em si.”

Compreender o ator como um agente de transformação humana e social, é um dos pensamentos da pesquisadora. “Um ator que está diante do público para dialogar com este público, não está exibindo habilidades, está transformando realidades.”

Para conhecer mais sobre o trabalha da diretora, uma ótima oportunidade é ir ao espetáculo “Diário Baldio”, com direção de Tiche Vianna, que está em cartaz até domingo (8), no Barracão Teatro, em Campinas.  “No espetáculo, estamos justamente trabalhando com o universo da bufonaria. São duas máscaras grotescas. Uma sai do universo dos travestis e a outra dos deformados”, finaliza.

Mais informações sobre o espetáculo aqui.

 

Agende-se

O convidado para o próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro é Alexandre Mate, professor do curso de graduação e de pós-graduação em teatro do Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. O debate será realizado na quinta-feira (12), às 16h, com o tema “Teatro Contemporâneo”. Participe.