Mário Viana Ministra Segundo Módulo de Curso de Difusão Cultural

Publicado em: 25/04/2011 |

Extrair não só o riso mas a reflexão é o desejo do dramaturgo Mário Viana como orientador do curso de Difusão Cultural “As Comédias”, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Em “As Comédias”, que se divide em dois módulos, Viana propõe o estudo dos fundamentos do humor e da comédia, desde as mais rasgadas até as mais elegantes, passando pelo humor negro, escatológico e ingênuo.

No primeiro Módulo, que teve iniciou em março desse ano, Viana ensinou os participantes a escrever, produzir e encenar textos cômicos, por meio de debates sobre teorias do riso, com discussão de textos de Henri Bergson, Mikhail Bakhtin e Luigi Pirandello e análise de filmes e peças.

Já no segundo Módulo “Construindo Comédias”, que tem inscrições abertas até dia 6 de maio, Viana convidará os participantes a preparar pequenas esquetes cômicas, dentro dos mais variados parâmetros do gênero, e dará ênfase ao processo colaborativo, por meio de trabalhos práticos com atores e/ou estudantes de teatro.

Para Viana, por mais estabelecido que um profissional esteja na carreira, é sempre interessante e estimulante voltar a estudar e trocar ideias com outras pessoas.  “Gerações diferentes podem somar muitas experiências. Isso vale tanto para os alunos como para quem ensina. O questionamento constante, base do estudo, é que nos faz evoluir”, diz o dramaturgo.

Viana não se considera um educador no sentido formal do termo, mas um profissional de teatro que discute e debate ideias, projetos e trabalhos práticos. Motivado por conhecer outras “figuras” e aprender com elas, optou ser orientador dos cursos de Difusão Cultural, pois eles jogam luz sobre temas específicos e mais focados. “Participei da primeira fornada dos cursos de Difusão Cultural, quando eram realizados em um só módulo, mais longo. Dividir parece mais estimulante e menos cansativo”, conclui.

Com a orientação do também dramaturgo Luís Alberto de Abreu, Viana formou o Núcleo dos 10. Recebeu menção honrosa no concurso nacional de textos teatrais inéditos, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2000, com a peça “Flechadas do Teu Olhar”. Seus textos “Vamos?” e “Vestir o Pai” também receberam prêmios em duas edições do concurso de dramaturgia promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, em 2000 e 2001. Teve três espetáculos montados pelo Grupo Parlapatões: “Mistérios Gulosos”, “Um Chopes, Dois Pastel e uma Porção de Bobagem” e “Pantagruel”.

As inscrições para o curso estão abertas no link. O curso será realizado às segundas-feiras, das 9h às 12h.