Maria Alice Vergueiro em 54 fotos

Publicado em: 10/06/2014 |

O palco é seu habitat natural. Não podia ser diferente: pisou nele por mais de 50 anos. Tudo começou em 1962, quando, sob a direção de Augusto Boal, atuou no espetáculo “A mandrágora”. Na mesma década, passou a fazer parte do Teatro Oficina, onde atuou, entre outros espetáculos, na histórica montagem de “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, com direção de José Celso Martinez Corrêa. Também trabalhou com o grupo americano Living Theatre, que passou em turnê pelo Brasil, em 1970 e 1971.

Desses anos até hoje, Maria Alice Vergueiro fundou o Teatro do Ornitorrinco e o Grupo Pândega de Teatro, e participou, ao lado de grandes nomes do teatro, de algumas das mais importantes montagens da cidade.

Aos 79 anos, ainda encontra fôlego para cumprir, com seu Grupo Pândega de Teatro, uma breve temporada de “As três velhas” na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. As apresentações, que fazem parte da residência artística de Maria Alice na Escola, foram feitas nos dias 2 e 9 de junho. A última sessão será no dia 16 de junho, às 21h. Saiba mais aqui.

Em reconhecimento à trajetória dessa artista ímpar, a Instituição dedicou a ela o 1º Prêmio SP Escola de Teatro, entregue no dia 27 de maio de 2013, em uma emocionante cerimônia dirigida por Ricardo Severo, artista residente do curso de Sonoplastia da Escola.

Naquela noite, a passarela de acesso ao teatro da Sede Roosevelt – onde aconteceu a cerimônia – teve sua parede preenchida com dezenas de fotos marcantes da carreira da atriz. Tiradas pelo fotógrafo Victor Nosek, as 54 imagens agora compõem uma galeria de fotos aqui no portal.

Texto: Felipe Del