Maressa, estudante de atuação da SP, promove ‘desfile performático’: uma crítica ao fast fashion e a atual sociedade consumista

Publicado em: 15/12/2021

Maressa, estudante de atuação da SP Escola de Teatro,  produziu um Desfile Performático que mistura o cotidiano consumista com um editorial de moda, tendo como principal intuito propor uma crítica às condutas de ordem social favorecidas pela cultura de consumo na sociedade contemporânea. Em formato de revista, o projeto provoca um questionamento acerca de maneira de conscientizar as pessoas sobre as normas, costumes e comportamentos coletivos induzidos pela publicidade nos meio de comunicação, grandes marcas e indústrias.

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Miguel Arcanjo Prado ficam entre os melhores da cultura do 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

Encenado e produzido pela artista, o trabalho foi idealizado e executado durante a pandemia, com um processo de produção envolvendo três etapas: pesquisa, criação e documentação. A primeira fase foi de estudos e visitas técnicas, na segunda foram feitas decisões de criação, desde a coleta de materiais para a construção de figurinos até o ensaio da performance, com a simultânea busca de informações que, futuramente, comporiam o corpo do texto. E na última  foi realizado o processo de registro, produção editorial fotográfica e a diagramação de todo o conteúdo em uma revista que ficará disponível gratuitamente através desse link.

Além disso, foi lançado em novembro junto com a ação um vídeo-filme sobre a pesquisa realizada, e a versão física da revista está disponível nos principais equipamentos culturais da Secretaria de Cultura de São Bernardo.

Projeto Afro lança aplicativo de fomento e difusão de obras feitas por artistas visuais negros

Os lugares frequentados nas visitações foram todos em São Bernardo do Campo: Parque Estadual Chácara Baronesa; bazar beneficente do Exército da Salvação, uma das Cooperativas de Catadores que presta Serviço de gestão de resíduos sólido ao município e a Estação de Tratamento e drenagem de Águas Pluviais na unidade Vila Vivaldi.

 

Os figurinos foram feitos com material descartado nas ruas de grandes pólos têxteis de São Paulo, para isso foi utilizada a técnica upcycling (as peças são compostas por diferentes texturas, de fibras orgânicas a sintéticas, resíduos plásticos, até espumas, mangueiras, entre outros.).  As imagens das fotos mostram a relação entre lixo e luxo interpretada por um figura que se alterna com elegância, cinismo e incivilidade. Para criar uma identidade de tal personagem performático, interpretado por Maressa, foram realizadas duas sessões em estúdio, nas quais a primeira foi somente de introdução das peças no contexto do comportamento e movimentação corporal.

São Caetano do Sul recebe inscrições até 31/12 para artistas de rua contemplados em edital municipal

A iniciativa traz reflexões importantes acerca da urgência da conscientização sobre o tema, os efeitos negativos do caráter predatório do consumo e da carência de iniciativas governamentais que ajudem a mudar lógica de descarte no meio urbano; a qual atualmente têm sido extremamente prejudicial para o meio ambiente. Questiona-se e critica-se o descaso do governo para com tais questões e redireciona-se a problemática, antes de ser uma responsabilidade do próprio consumidor e da população, tal violação dos Direitos Humanos e de Proteção Ambiental diz respeito ao Estado e a necessidade de Políticas Públicas que atuem de forma efetiva na preservação dos recursos naturais.

 

Ficha técnica:

Produção @_maressando
Figurinos @ama__.___
Fotografia em Studio @ju4rez
Fotografia Externa @fotografiajessy
Pesquisa: Andréia Maressa & @karitelinah
Modelo-Performer: Andréia Maressa
Cabelo e Maquiagem: Andréia Maressa
Design @acidseasalt

Realização Secretária de Cultura São Bernardo do Campo, Lei Aldir Blanc 2020.




Relacionadas:

Notícias | 25/ 01/ 2022

Estudantes do curso técnico em teatro da SP apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2021

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 01/ 2022

Reabertura do Cine Bijou pelos Satyros é destaque no SPTV, da TV Globo

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 01/ 2022

SP Transvisão E Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Sec. da Justiça e Cidadania promovem mutirão de emissão de RG com o nome social

SAIBA MAIS