Marco Nanini, Gerald Thomas, Grupo Galpão e artistas com deficiência são destaques no Festival de Curitiba

Publicado em: 02/04/2024 | por: Miguel Arcanjo Prado e Rodrigo Barros

Marco Nanini em “Traidor”. | Foto: Annelize Tozetto

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Colaborou Rodrigo Barros

A 32ª Edição do Festival de Curitiba, o maior da América Latina no campo das artes cênicas conta com uma programação diversificada que abraça a gastronomia, música, dança e outras formas de expressão artística, prometendo uma experiência cultural única.

A edição deste ano teve início no dia 25 de março e vai até 7 de abril, transformando Curitiba em um verdadeiro epicentro da cultura, oferecendo 13 dias de atividades. Entre os destaques do festival estão nomes como Marco Nanini com o espetáculo “Traidor”, Grupo Galpão com “Cabaré Coragem”, além de “Meu Corpo Está Aqui”que traz artistas com deficiência, prometendo enriquecer ainda mais a experiência dos espectadores.

“Meu Corpo Está Aqui”

“Meu Corpo Está Aqui”. | Foto: Maringas Maciel

Marcado por sua diversidade e discussões relevantes à contemporaneidade, o festival trouxe em sua programação a peça “Meu Corpo Está Aqui” como um grande exemplo disto. O espetáculo que faz parte da Mostra Lucia Camargo, trouxe quatro atores com deficiência (PCDs) para compartilhar suas histórias íntimas no palco do Teatro José Maria Santos.

Com dramaturgia e direção de Julia Spadaccini e Clara Kutner, a produção traz relatos pessoais de Bruno Ramos (surdo não oralizado), Haonê Thinar (pessoa amputada), Juliana Caldas (pessoa com nanismo) e Pedro Fernandes (pessoa cadeirante com paralisia cerebral com cognitivo preservado), abordando abertamente temas como relacionamentos, corpos e desejos. Essa “dramédia” inédita nos palcos explora o intricado jogo entre pulsões e obstáculos nas descobertas e experiências de afeto e sexualidade em corpos PCDs, contribuindo para uma reflexão sobre esses corpos frequentemente invisibilizados socialmente.

“Cabaré Coragem”

“Cabaré Coragem”. | Foto: Humberto Araujo

Mais uma vez, o Festival de Curitiba trouxe diretamente de Minas Gerais um espetáculo imperdível do Grupo Galpão para a Mostra Lucia Camargo. Desta vez, “Cabaré Coragem” encantou o público com duas apresentações, nos dias 30 e 31 de março, no Guairinha. O envolvente musical ofereceu uma atmosfera delirante e engraçada, onde artistas cantam e dançam entre as estranhas contradições do cenário do cabaré.

Com elementos que vão da contemporaneidade até Brecht, o Grupo Galpão apresenta uma trupe decadente e envelhecida que reafirma a arte como um refúgio de identidade e permanência. Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades, danças e fragmentos de textos de Brecht, “Cabaré Coragem” convida o público a uma viagem sonora e visual inesquecível

“Traidor”

Marco Nanini em “Traidor”. | Foto: Annelize Tozetto

Celebrando 60 anos de carreira, o ator Marco Nanini atraiu uma multidão de espectadores para o Guairão na última sexta-feira (29), todos ansiosos para testemunhar seu novo espetáculo denominado como “Traidor”.

Descrevendo a peça como uma série de fragmentos e alucinações do próprio personagem, Nanini dá vida a uma trama que não segue uma narrativa linear tradicional, mas sim retrata em um ator perdido em uma ilha. Relembrando todos os personagens que interpretou ao longo da vida e dando voz a uma narrativa que descreve a experiência solitária e introspectiva de um artista.

A organização da 32ª edição do festival projetou que no ano de 2024 a expectativa de público é de 200 mil pessoas, com aproximadamente 300 atrações ao longo de 13 dias de programação. Consolidando, cada vez mais, o festival como referência na América Latina.

*Miguel Arcanjo Prado é coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e viajou a convite do Festival de Curitiba.

32.º Festival de Curitiba

Data: De 25/3 a 7/4 de 2024

Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo

Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama20 #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro

Notícias | 01/ 05/ 2024