Marcio Aquiles lança livro na SP Escola de Teatro

Publicado em: 05/08/2013 |

Nesta quarta-feira (14), será lançado, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, o livro “O esteticismo niilista do número imaginário e outras peças” (90 págs.), de Marcio Aquiles, dramaturgo, poeta e crítico literário, que escreve sobre teatro e literatura no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S.Paulo.

A obra, uma publicação da É Realizações, de Edson Filho, reúne oito peças curtas de teatro: “A decadência dos seres não abstratos”, “Colapsos mentais e o declínio dos sistemas de produção de sentido”, “Insuportabilidade da existência”, “A geometria do absurdo”, “Subdivisões prismáticas da ideia”, “Insolação lunar”, “A profundidade do silêncio das coisas inócuas” e “O esteticismo niilista do número imaginário”.

Bacharel em Estudos Literários, pela Unicamp, e Engenharia de Materiais, pela UFSCar, Marcio Aquiles acaba utilizando, em suas criações, elementos da matemática e da física. “Muitos de seus poemas são escritos com modelos matemáticos que ele próprio criou – o que confere às suas obras um caráter apolíneo milimetricamente calculado”, escreve Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, encarregado da Apresentação do livro.

Em “Subdivisões prismáticas da ideia”, por exemplo, Aquiles parte do poema “Um lance de dados”, de Stéphane Mallarmé, que pode ser lido em várias placas espalhadas pelo palco. Nele, as letras X e Y dialogam, dando pistas de que, na verdade, estão no próprio poema de Mallarmé. “Metalinguagem das melhores, este ‘Subdivisões prismáticas da ideia’ é elegante na maneira em que se estrutura e dialoga com a poética de Mallarmé”, continua Ivam Cabral.

Segundo o autor, toda a sua produção artística é autorreferente, havendo peças que remetem a seus poemas, contos que dialogam com seus filmes etc. Neste novo livro, Aquiles combina figuras metafísicas e conceitos, personagens históricas e ficcionais, espaços reais e imaginários, tempos cronológicos e transcendentais.

Sobre o autor
Marcio Aquiles é poeta, dramaturgo e crítico de literatura e teatro no caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Em “O esteticismo niilista do número imaginário”, reúne textos que fazem parte de um projeto estético iniciado por ele há 10 anos, quando realizou seu primeiro curta-metragem. Desde então, assinou três filmes, escreveu mais de 20 peças, poemas, contos, roteiros, e lançou, em 2012, o livro “Delírios metapoéticos neodadaístas”, pela Editora 7 letras.

Serviço
Lançamento do livro: “O esteticismo niilista do número imaginário”, de Marcio Aquiles

Quando: Quarta-feira (14), às 20h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt