Mantos, máscaras, maquetes e outros trabalhos compõem exposição na Escola

Publicado em: 06/08/2013 |

O dia a dia dos aprendizes dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ambos coordenados por J. C. Serroni, não deixa a desejar nos quesitos criatividade e “mão na massa”.

Parte dos processos criativos desenvolvidos por esses aprendizes no 1º semestre está reunida em uma exposição que fica em cartaz na Sede Roosevelt da Instituição até sábado (10), com entrada gratuita e aberta ao público.

Estão expostos, ali, trabalhos em vários formatos, separados por áreas, como: “Sapataria teatral, um processo de criação artesanal de calçados para utilização na cena”, realizado por Alicio Silva, de Técnicas de Palco, sob orientação da formadora Viviane Ramos e de Serroni; “Pinturas de arte, experimentação de marmorização, texturas e processo criativo de máscaras”, feitas pelos aprendizes de Técnicas de Palco; Maquetes criadas pelo curso de Cenografia e Figurino, sob orientação do coordenador, motivadas pelas peças “Rei Lear”, de Shakespeare, e “Vestido de noiva”, de Nelson Rodrigues.

Além desses, o público tem acesso aos trabalhos de “figurinos radicais”, cujas aulas foram ministradas por Marina Reis, e às “Criações de mantos”, orientadas por Adriana Vaz. “São exercícios que nos ajudam a compreender as possibilidades criativas de um design de aparência de atores, que vai muito além de um simples figurino”, comenta Adriana.

“Tivemos resultados surpreendentes com esse projeto. É muito importante ver o conjunto disso tudo. Há um conteúdo rico, em uma amostragem sintética, porém ampla, que também serve para apresentar aos nossos novos aprendizes como se dá a nossa atuação no campo criativo”, afirma Serroni.

O coordenador também destaca a importância dos exercícios para que seus aprendizes descubram autonomia, ao mesmo tempo em que desfrutam dos encontros proporcionados por atividades como o Experimento, período do semestre no qual todos os cursos se reúnem em torno de um projeto comum.

Serviço

Exposição: Trabalhos dos aprendizes de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco

Quando: De hoje até sábado (10), das 9h às 21h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt