Mais Arte, Menos Aids

Publicado em: 29/11/2011 |

O vírus da Aids causa a morte de nove pessoas por dia em São Paulo. Por conta desse alto índice, foi proposta uma ação mobilizadora, com muita arte, informação e solidariedade, que envolve a Gerência de Prevenção do Programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos , a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O evento será realizado dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids –, no Espaço Cultural, na estação Brás, das 10h às 16h. Serão distribuídos 21.600 preservativos e 8.000 sachês de gel lubrificante, além de folhetos informativos, incentivando a prevenção e a testagem para a Aids. A ação também visa combater o preconceito e a discriminação às pessoas que são portadoras do vírus HIV.

Aprendizes da Escola participam deste evento como contrapartida pela bolsa-auxílio que recebem do Programa Kairós.

A organizadora do Programa Estadual de DST/Aids é a aprendiz de Atuação do Módulo Amarelo da SP Escola de Teatro, Sandra Vilchez, que trabalha na Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, como Técnica de Prevenção. Sandra conta que achou interessante trazer a proposta para a Escola. “Os jovens de hoje não viveram na época da epidemia, por isso, não dão tanta atenção a esse problema. Temos que reforçar a conscientização e pregar o sexo seguro.”

A aprendiz explica que, ao longo do dia, haverá instalações feitas pelo pessoal de cenografia e sonoplastia; um coro somente de músicas de amor, no qual participam aprendizes de diferentes Cursos Regulares; adereços espalhados pelo espaço feitos com camisinha e desenvolvidos pelos aprendizes de Técnicas de Palco; jingles sobre prevenção compostos pela turma de Sonoplastia; e, para fechar o dia, uma performance surpresa.

Durante todo o dia, o aprendiz de Atuação Erik Vinicius de Moura será o “animador” do evento. “Ele vai estar o tempo inteiro anunciando a programação do dia, como se fosse um programa de rádio. Tudo isso será compartilhado, ao vivo, em redes sociais”, comenta Sandra.

A assistente de projetos do Programa Kairós Denise Relvas diz que acha interessante a parceria. “O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é uma data importante. Acho válida essa participação da Escola, visto que o Kairós também tem um caráter social.”

Para mais informações sobre a ação, clique aqui.

Assista, também, o vídeo da campanha.

Quero Fazer

Em paralelo ao evento, ocorre o programa “Quero Fazer”, que atende, até 25 de dezembro, no Largo do Arouche, região central de São Paulo, gays, homens que mantém relação sexual com homens e travestis que queiram realizar um diagnóstico precoce do HIV. A unidade móvel funciona aos domingos, das 16h às 20h. Além da realização dos testes, educadores do programa vão circular pela região para conversar sobre a importância da prevenção e do teste rápido e distribuir preservativos.

No entanto, Sandra reforça que este é, apenas, um programa especial da Secretaria, e que os interessados em realizar o teste também podem comparecer a qualquer posto da rede pública, de segunda a sexta. Para mais informações, ligue para o Disque Aids: 0800 162 550.

Após o Largo do Arouche, o trailer do programa vai se instalar no Parque do Carmo e no “autorama” do Parque Ibirapuera, com três meses de permanência em cada local.

Programa Estadual de DST/Aids

Quando: Quinta-feira (1/12), das 10h às 16

Onde: Espaço Cultural (estação Brás da CPTM)

Praça Agente Cícero – Brás