Uma mãe que resolve filmar a transição de gênero de seu filho com toda a delicadeza do mundo. Este é o cerne do documentário Limiar, de Coraci Ruiz, grande atração deste domingo, 31, às 20h, na programação da 9ª SP TransVisão. O evento começou na última sexta, 29, Dia da Visibilidade Trans, e vai até 3 de fevereiro, com programação diversa e gratuita.
O filme foi premiado no ano passado no Festival Mix Brasil, um dos maiores dedicados ao mundo LGBTQIA+, e conta a história de Noah, filho da diretora, e sua transição de gênero.
A documentarista viu a oportunidade de transformar a experiência do filho em um documentário autobiográfico, que dialogasse com os acontecimentos recentes do país e resistisse à onda conservadora crescente.
Além dos fatos que atravessam o cotidiano de Noah e sua família, o filme perpassa ainda pelas sacudidas políticas do Brasil contemporâneo, mostrando manifestações pela democracia e pelos direitos feministas e LGBTQIA+.
Potente e sensível, o filme é um trunfo da forma positiva que documentarista resolveu encarar e compartilhar com o mundo o processo de transição de gênero de seu filho, sem deixar de registrar também a complexidade e angústias encontradas nesse caminho.
“A ideia foi trazer uma experiência que acolhe os conflitos mas que é positiva, que sai do registro de sofrimento, dar dor, da incompreensão, da vulnerabilidade”, afirma Coraci Ruiz.
Retire seu ingresso para ver o filme!
Veja, a seguir, a programação completa deste domingo na 9ª SP TransVisão:
DOMINGO, 31 de janeiro
17h – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Sellena Ramos (Salvador – BA)
Mediação: Flávia Araújo
18h – Mesa de discussão: Acolhimento
Convidades: Alberto Silva (Casa Florescer), Jaciana Batista (mãe), Regiane Abreu (Mães pela Diversidade)
Mediação: Fernanda Kawani Custodio
20h – Exibição do Documentário “Limiar” de Coraci Ruiz
Local: SP Escola de Teatro Digital – Sympla
Gratuito
Retirar ingressos na Sympla