Luz de “Cabaret Stravaganza” na Final do 24ª Prêmio Shell deTeatro

Publicado em: 01/02/2012 |

Um espetáculo, um projeto pessoal e, agora, o reconhecimento. Esse é, resumidamente, o momento que vive Leonardo Moreira Sá, aprendiz de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Isso por conta da indicação do espetáculo “Cabaret Stravaganza” como um dos finalistas do Prêmio Shell, no quesito iluminação.

Assinando a luz da montagem, junto com Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Escola e também cofundador da Companhia de Teatro “Os Satyros”, Léo agradece o parceiro e fala sobre a sensação de ter seu trabalho sendo reconhecido em um dos prêmios mais importantes do País.“Para mim, é um privilégio trabalhar com um profissional e um mestre como o Rodolfo, que me mostrou ser possível construir uma iluminação impactante com poucos recursos. Fizemos cenas com uma lanterna chinesa verde e lâmpadas fluorescentes, que se transformaram em efeitos cênicos maravilhosos. A indicação veio de surpresa, é uma grande emoção e só agora caiu a ficha”, comenta.

Além da iluminação do espetáculo, Léo, que também integra o elenco de Cabaret Stravaganza, leva ao público a proposta de mastectomia na performance “Lou-Léo”, em uma cena onde os detalhes da evolução deste processo desencadearão uma transformação cirúrgica real no corpo do artista. Transexual, o aprendiz busca na cirurgia uma nova realidade para sua identidade sexual.

A operação será viabilizada através de crowdfunding – também conhecido como financiamento colaborativo – e só acontecerá com a colaboração do público na peça e nas doações paralelas. “As pessoas têm muito preconceito por não entenderem a proposta da cirurgia. Fora a questão política que envolve outras esferas, existe um preconceito com a própria homossexualidade”, diz o artista. A peça, que é apresentada no Espaço dos Satyros I, questiona os dramas humanos levando o espectador a uma reflexão sobre a aproximação dos indivíduos por meio da tecnologia, entre outros assuntos.

“Cabaret Stravaganza”

Onde: Espaço dos Satyros