EN | ES

Lusofonia em Debate

Publicado em: 07/12/2012 |

Mais reflexões a respeito do “III Encontro Internacional de Políticas de Intercambio no Ámbito das Artes Escénicas” pautam a coluna desta semana de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Desta vez, o ator, diretor e dramaturgo volta seu olhar para o continente africano, que foi representado no encontro por artistas, donos de experiências teatrais inspiradoras, como João Branco, de Cabo Verde, que há 19 anos realiza o festival Mindelact, em Mindelo, um dos principais do mundo, mesmo dispondo de parcos recursos para sua concepção. “Pra citar um só exemplo, a companhia de Peter Brook já se apresentou no evento”, escreve.

Ivam continua a falar do trabalho desenvolvido por João Branco que, em busca de uma identidade, tem traduzido, para o idioma crioulo cabo-verdiano, clássicos importantes da literatura dramática universal. “Para que tenham uma pequena ideia, o crioulo cabo-verdiano, embora com léxico e fonologia oriundos do português, ainda não tem um único sistema de escrita definido”, afirma.

Para ler o texto, na íntegra, clique aqui.
 


  

Texto: Majô Levenstein