Luís Alberto de Abreu Participa do Bate-Papo Online

Publicado em: 20/07/2010 |

Na próxima quinta-feira, 22 de julho, às 16h, o site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe o dramaturgo e roteirista Luís Alberto de Abreu. Ele vai falar sobre “O Papel do Dramaturgo no Processo Colaborativo”, dentro do projeto Bate-Papo Online.

“A diferença básica de se trabalhar individualmente e em grupo é a questão do rigor. Na minha experiência, quando escrevo um espetáculo sozinho, o rigor é maior. Já quando participo de uma criação em processo colaborativo, eu tenho menos rigor e mais criação”, revela Abreu.

Natural de São Bernardo do Campo, começou a carreira como dramaturgo e, posteriormente, seguiu a carreira de roteirista de cinema e televisão. Premiado e reconhecido internacionalmente, Abreu é autor de mais de 40 peças teatrais, como “Cala Boca já Morreu”, “Bella Ciao” e “Apocalipse 1.11”, entre outras. Escreveu roteiros de filmes como “Maria”, “Lila Rapper”, “Kenoma” e “Narradores do Vale de Javé”. E também as minisséries “Hoje é Dia de Maria” e “A Pedra do Reino”.

Integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho, que levou à cena alguns de seus textos. Por oito anos, foi professor na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Recentemente, com a diretora e roteirista Eliane Caffé, assina o roteiro de “O Sol do Meio Dia”. O filme tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2010.