Luciana Gabanini ministra palestra online sobre teatro performativo, no próximo sábado (4), pelo Youtube da SP Escola de Teatro

Publicado em: 01/03/2023 |

No próximo sábado, 4 de março, às 10h, acontece a palestra Cartografia de uma Experiência: O Corpo-Gerúndio em Performance, com a atriz e performer Luciana Gabanini, no canal do Youtube da SP Escola de Teatro.

A palestra focalizará em reflexões sobre o corpo no processo artístico de uma performance e como essa investigação se transforma num território de narrativas. A artista conduzirá a conversa mostrando como o teatro performativo contempla a criação que se apresenta como um conjunto de estudos e técnicas, tendo por base os resultados de observações diretas pelo corpo.

Confira como foi o lançamento do livro Frestas Poéticas, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre de Fernanda Amaral

Dessa forma, ela apresentará o conceito de cartografia de memórias, pois sua proposta é trazer a ideia de um corpo-gerúndio em cena, o qual imerge de uma urgência na criação, tendo como consequência estética, uma poética do prejuízo.

Luciana Gabanini é atriz-performer. Doutoranda na ECA–USP em 2020, Mestra em Artes Cênicas pela ECA-USP, formou-se em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes, fez especialização em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, onde pesquisa a performatividade, a dança e o corpo cênico. É professora de expressão corporal na Escola Superior de Artes Célia Helena. Como atriz no teatro alguns de seus trabalhos são: “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”, “Efeito Cassandra – Na calada da voz”, “Memórias Impressas”, “BadeRna”, “Antígona Recortada”, “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, “Banda Hamlet”, “Manifesto de Passagem”, “Frátria Amada Brasil”, “Acordei que Sonhava”, “Bartolomeu – Que Será Que Nele Deu?”. No cinema alguns de seus principais trabalhos são: “A Vida Começa…”, “Crónicas Não Ditas”, “Linha Burra”, “Impressões para Clara”, “Cinderela”, “Sabão de Côco”, “A Mãe de Pedra”, “A Mulher Morta”. Como diretora seus últimos trabalhos foram: “Alteridade”, “Anoises”, “Encontros Notáveis”, “3×3 – 3 Dj em busca do vinil perdido”.

Quando: 4 de março de 2023, sábado
Onde: Canal do Youtube da SP Escola de Teatro

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP