Livro Registra os 20 anos da Cia. de Teatro Os Satyros

Publicado em: 11/11/2010 |

Para marcar os 20 anos de trajetória, a Cia. de Teatro Os Satyros lança, na próxima terça (16), na livraria HQ Mix, a sua fotobiografia. Editado pela Imprensa Oficial, o livro traz imagens de 44 de peças que ajudam a contar a história de um dos mais polêmicos e instigantes grupos teatrais brasileiros.

Em edição bilíngue, o volume percorre a trajetória do grupo a partir de imagens nas quais foram inseridos pequenos textos retirados do blog de Rodolfo García Vázquez (http://olhossempreabertos.zip.net/). “Olhando o livro, o que impressiona é a poderosa estética de Rodolfo, que dirigiu a maioria dos espetáculos retratados no livro. Quando olhamos uma foto de um espetáculo apresentado há 20 anos, por exemplo, temos a sensação de que o retrato foi realizado hoje. É uma estética que se comunica com o contemporâneo, mesmo depois de tanto tempo”, avalia Ivam Cabral, cofundador do Grupo ao lado de Vázquez e Diretor Artístico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Segundo Germano Pereira, organizador da publicação, a maneira encontrada para homenagear, agradecer e reconhecer todos os que ajudaram a construir a história dos Satyros, foi inserir, na página de abertura de cada peça, os nomes de diretores e do elenco de estreia das montagens. Ao final, uma cronologia com todas as encenações do grupo, desde a primeira (“Aventuras de Arlequim”, de 1989) e toda a ficha técnica, além do local de apresentação. A publicação apresenta também uma lista com todos os prêmios recebidos e trechos de críticas publicadas por diversos veículos de imprensa no Brasil e no exterior.

Composta por imagens de espetáculos encenados no Brasil e na Europa, essa  fotobiografia que recebeu o nome de “Os Satyros” apresenta ainda textos do crítico Aimar Labaki e do ator e escritor Germano Pereira. O registro revela ao público a produção do grupo cujos trabalhos despertam reações entre o choque e o encantamento, uma das companhias teatrais que mais agitaram o cenário nacional e internacional nas últimas duas décadas.

Alguns anos após sua fundação (1989), o grupo se transferiu para Lisboa, atendendo ao convite para encenar “Saló, Salomé”, em Portugal e na Espanha. Durante esse período, rodou a Europa e se tornou a primeira companhia do Ocidente a subir aos palcos na Europa, após a queda do Muro de Berlim. Essa apresentação foi realizada na cidade de Kiev, capital da Ucrânia.

Em 1994, os Satyros montaram um curso livre de interpretação para teatro em Portugal, pelo qual passaram mais de mil alunos. No mesmo ano, começaram a trabalhar em Curitiba, alternando apresentações também na Europa. No final de 2000, instalaram sua sede na Praça Roosevelt, em São Paulo, inaugurando o Espaço dos Satyros I e, em 2005, o Espaço dos Satyros II.

Nesse momento, o grupo começa a liderar o movimento que deu nova vida à Praça Roosevelt. “Os Satyros acordaram a Praça Roosevelt de seu abandono e do sono empoeirado. Isso nos faz crer que é possível remodelar e renovar esta cidade que tanto amamos, devolvendo a ela funções que perdeu – principalmente em sua área central”, comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial de São Paulo.

Nesses 20 anos, a companhia já encenou mais de 50 espetáculos, entre eles, a Trilogia: “A Vida na Praça Rossevelt”, composta pelas peças “A Vida na Praça Rossevelt”, “Transex” e “Inocência”. Atualmente, o grupo está em cartaz com “Zucco”, que figura entre os cinco melhores espetáculos da cidade, de acordo com o Guia da Folha de S. Paulo.

Ao longo de sua trajetória, entre suas inúmeras premiações, destacam-se o Prêmio Shell de Melhor Direção pelo espetáculo “A Vida na Praça Roosevelt”, em 2005; e o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), de Melhor Espetáculo por “Inocência”, em 2006.  Além do Prêmio Villanueva, de Melhor Espetáculo Estrangeiro, por “Liz”, em 2008.

Serviço:
Lançamento do livro “Os Satyros” | Edição: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Quando: terça-feira, 16 de novembro
Onde: HQ Mix