Evento Formativo “Letramento Racial” acontece em 6/6, na Unidade Brás

Publicado em: 02/06/2023 | por: Guilherme Dearo

Imagem traz quatro pessoas negras no cartaz do evento "Letramento Racial"

Evento Formativo “Letramento Racial”, de 2023, que acontece na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. | Foto: SP Escola de Teatro

Acontece em 6 de junho, às 13h, na Unidade Brás da SP Escola de Teatro, o Evento Formativo com o tema “Letramento Racial”, iniciativa da Pedagogia da Escola em parceria com a Extensão Cultural. O evento é grátis e os ingressos podem ser adquiridos na Sympla da Escola.

Participam da conversa: Isildinha Baptista Nogueira, conselheira da Adaap (gestora da Escola), mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, jornalista e mestre em Artes; Monica Madureiro, bibliotecária responsável pela Biblioteca da Escola; e Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia da Escola.

“A Dra. Isildinha nos deu a ideia de fazer uma mesa sobre esse tema e a Tâmara David apoiou imediatamente a sugestão. O letramento racial é sobre desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas brancas, através de conhecimento e debate. O evento é aberto a todos que queiram se esclarecer mais sobre uma sociedade que ainda está imersa em preconceitos”, diz Monica Madureiro.

Para o encontro, Isildinha Baptista Nogueira sugeriu a leitura do romance de 1974 “Se A Rua Beale Falasse”, do escritor James Baldwin (1924-1987), além da visualização do filme de 2019 baseado no livro, dirigido pelo ganhador do Oscar Barry Jenkins. Através dessas duas referências, o Evento Formativo abordará alguns aspectos do povo negro e situações que ele enfrenta.

Cartaz de divulgação do Evento Formativo "Letramento Racial"

Evento Formativo “Letramento Racial”: debate na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação/SP Escola de Teatro

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose