EN | ES

Lembranças

Publicado em: 27/10/2010 |

Um encontro com os atores Mieczyslaw Janowski e Andrezej Paluchiewicz para abordar o processo de construção do espetáculo e o trabalho de criação no Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1933-1999) é mais um fruto de trabalho do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da ECA/USP (Cepeca).

 

Com o apoio do Lume Teatro (Unicamp), o encontro intitulado “Lembrança” é gratuito e aberto ao público. Antes da palestra com os atores, haverá uma apresentação da gravação do espetáculo “O Príncipe Constante”, de 1965, dirigido por Jerzy Grotowski.

 

Após dez anos de Teatro Laboratório, o ator Mieczyslaw Janowski recebeu uma bolsa
para estudar em Paris, mas continuou atuando no Teatro Dramático
de Walbrzych e no Teatro Wspolczesny, em Wroclaw, na Polônia.
Entre 1962 e 1986, trabalhou em mais de 85 longas-metragens.
Atualmente, conduz projetos educacionais.



 

Andrezej Paluchiewicz trabalhou como ator com Grotowski por mais de uma década, no Teatro Laboratório até o início da chamada fase Parateatral de Grotowski. Também auxiliou Grotowski em seu livro “Em busca de um Teatro Pobre”, como autor de uma coleção exclusiva de fotos que documentam um longo período de trabalho do grupo.

 

Jerzy Grotowski foi diretor de teatro polonês e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental e vanguardista. Criou técnicas
que revolucionaram o teatro contemporâneo, defendendo a busca de
um “Teatro Pobre”, que se concentra no trabalho do ator, dando
menor relevância ao cenário, figurino e iluminação.

Neste livro, Grotowski leva às últimas consequências as ações físicas elaboradas pelo ator e diretor russo Constantin Stanislavski. Um dos seus assistentes e responsável pela divulgação e publicação dos trabalhos de Grotowski é o diretor Eugenio Barba.

 

“Lembranças” será realizada na amanhã (28), das 10h às 13h, na Sala Alfredo Mesquita do Teatro Laboratório (CAC/ECA/USP), localizada Cidade Universitária, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215, em São Paulo.

 

Para mais informações acesse: www.eca.usp.br/cepeca

 

Foto: Carlota Cafiero