Lançamento do Plantar a Vida

Publicado em: 16/08/2010 |

Em um espaço para o ensino dos aprendizes, mas também permeável e que cria diálogo com a cidade, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em parceria com a Subprefeitura da Mooca, lança quarta-feira (18), o projeto “Plantar a Vida”. A ideia é que aprendizes façam um mapeamento de 29 quadras na região do Brás, apontando locais para plantio de árvores, a fim de melhorar o paisagismo da região, tornando-a harmoniosa e saudável.

O evento de lançamento será das 14h às 16h, quando acontece uma palestra na SP Escola de Teatro para a capacitação dos agentes de Saúde, alunos e professores da ETEC (Escola Técnica Estadual) Carlos de Campos. A partir das 16h, o evento oficial será aberto ao público na Rua Visconde de Abaeté, onde serão plantadas mudas de árvores no passeio, inaugurando o projeto. Também serão feitos discursos que pretendem abordar os benefícios que a iniciativa trará para a região.

Integrando o plantio à educação ambiental, “Plantar a Vida” divulga os conceitos do desenvolvimento sustentável e traz um grande ganho de qualidade quando utiliza como método a participação da comunidade, de diversos setores, em todo o processo, desde o levantamento das condições locais até o plantio das mudas.

A finalização do projeto no Brás se dará em novembro, logo após o plantio das mudas, com a divulgação dos resultados obtidos e evento cultural com todos os participantes do projeto. A primeira etapa do Plantar a Vida teve início em setembro de 2009, no distrito do Belém, Zona Leste da Capital, onde das nove quadras escaladas, existiam apenas 34 árvores e foram plantadas 266 mudas, totalizando 300 árvores na região.

A participação do formador, do aprendiz e do público em geral integrados à SP Escola de Teatro é compreendida como um ato de usufruto, de apropriação comum, algo como a comunidade do teatro expandida até a outra ponta, a do espectador crítico e cidadão.