Lançamento do livro “MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador” acontece em 9/11 na SP Escola de Teatro

Publicado em: 08/11/2023 |

A estreia do ator Tales Ordakji na literatura, com o livro  “MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador”,  acontecerá nesta quinta-feira (9), às 19 horas, na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro

A estreia do ator Tales Ordakji na literatura, com o livro  “MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador”, acontecerá nesta quinta-feira (9), às 19 horas, na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.

A obra chega ao mundo em formato como uma peça de teatro, dividida em quatro atos e várias cenas, em que o público é levado a acompanhar a trajetória do artista, que passa sua velhice em uma residência para idosos, afastado da família.

Com o DNA de quem foi formado como ator nos tablados da Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo”, em Santos, e tendo se destacado em sua estreia no filme “Sócrates”, Ordakji também tem vasto conhecimento em produção cultural e, por isso mesmo, acabou levando essa vivência para o seu début literário. “Para contar essa história, não teria como dissociá-la do palco teatral, que é um berço de criação e paixão para mim. O texto surgiu de forma natural, com alguns tópicos que gostaria de levar para uma peça de teatro, como a vivência na terceira idade, o ser artista e, principalmente, o ser palhaço”, conta o autor.

Com 144 páginas, a dramaturgia é uma publicação independente de Ordakji, que teve o projeto selecionado entre 164 inscritos em edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC-SP), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. A iniciativa visa a publicação de obras inéditas de teatro. O livro conta ainda com a coordenação de produção de Cibele Gonçalves e design gráfico de Márcia Okida, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult).

Com ares de fantasia e se passando na distante cidade fictícia de Birolho, a história faz um verdadeiro mergulho na trajetória do palhaço Montenegro, o encontro dele com o amor e a devoção pelo fazer artístico, ainda que isso deixe um gosto amargo na boca. Adotando o expressivo recurso da viagem no tempo e nos fluxos de consciência, o leitor-espectador revive o caminho de Montenegro, passando a limpo sua juventude, sentindo o poder e o peso das descobertas e das decepções, acompanhado de um rol de personagens que seriam facilmente transportados para a vida de qualquer cidadão brasileiro.

Com o livro, Ordakji reflete sobre a luta do ser artista. “Ela é, sobretudo, não ceder ao jogo do mundo, e, sim, fazer os outros jogarem o jogo que nós constantemente criamos. Que a jornada deste palhaço sonhador possa servir, de alguma forma, como uma reflexão e, principalmente, como uma mola propulsora para se continuar sonhando acordado”, argumenta.

Lançamento

Além da capital, “MONTECLA! – A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador” será lançado em outras quatro cidades do Estado neste mês: no Centro Ituano de Letras e Artes, em Itu, no dia 10; no Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA), em Campinas, no dia 16; na Praça Prefeito João Zelante, em Serra Negra, no dia 18; e no foyer do Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, no dia 23.

Sobre o autor

Formado pela Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo” e em Teatro pelo Senac, em Santos, o santista Tales Ordakji tem vasto conhecimento em produção cultural na Baixada Santista, tendo participado ativamente na realização de festivais de teatro, mostras de cinema e diversos eventos artístico-culturais. Recentemente, graduou-se em Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Serviço

Lançamento: MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador”, de Tales Ordakji

Data: 9 de novembro de 2023, às 19 horas

Local: SP Escola de Teatro, Unidade Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo