Kaoru Ishii ministra workshop e apresenta performance na SP Escola de Teatro

Publicado em: 04/11/2014 |

A bailarina e coreógrafa Kaoru Ishii, uma das mais importantes e experientes artistas japonesas, estará na SP Escola de Teatro neste mês para duas atividades oferecidas ao público gratuitamente: um workshop de dança performance e a apresentação da performance “Guerrilla dance”. Ambas serão realizadas no dia 14 de novembro.

O workshop acontece das 14h às 17h, na Sede Marquês da Escola. Voltado a bailarinos, atores e interessados em geral, contará com tradutora. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] – escrever no assunto KAORU ISHII.

Um pouco mais tarde, às 19h30, a artista apresenta “Guerrilla dance”, ao lado de Nadya Moretto. A instalação é de Minako Miwa e Shoji Kaneda toca violão ao vivo. Iniciada em 2007, a obra reflete o terror das guerras que Kaoru já testemunhou. “Sobrevivi à Segunda Guerra Mundial na minha infância. Depois vieram outras guerras como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, as Invasões do Afeganistão, a Guerra do Iraque, as Guerras Civis da África e, o Caos do Oriente Médio. As guerras não cessaram”, diz.

A dança, neste contexto, segue sendo para a artista um “percurso para o reconhecimento da existência e do desejo por amor e paz”. “Nesta época, o que eu posso fazer é discursar sobre a esperança pelo amor e pela paz com minha dança que, com o suporte dos amores das muitas pessoas, continua”, declara.

A artista

Nascida em Tóquio em 1932, foi aluna direta de Baku Ishii, pioneiro da dança moderna ocidental no Japão. Kaoru faz parte de uma geração que viveu os horrores da guerra e também o momento de reconstrução do pós-guerra, passando pela efervescência cultural que viria mais adiante no Japão. Teve como contemporâneos e companheiros nomes como Ohno Kazuo e Tatsumi Hijikata, com quem desenvolveu uma amizade e uma troca constante de ideias sobre a dança e a vida.

Hoje aos 82 anos, mesmo tendo uma carreira já consolidada como bailarina e coreógrafa, Kaoru continua a criar e pesquisar a dança com uma inquietude característica dos grandes artistas. Foi exatamente este entusiasmo e desejo de estar próxima ao público que impulsionou a criação do projeto “Guerrilla dance”, em 2007. Em “Guerrilla dance” ou “Dança guerrilha”, Kaoru apresenta uma performance em espaços não convencionais, tais como praças e galerias de arte. Com sete anos de existência, o projeto “Guerrilla dance” mantem-se até hoje, tornando-se também um espaço aberto para novos criadores, que são convidados a dividir este espaço com Kaoru, trazendo suas próprias criações.

Workshop de dança performance

Quando: Dia 14/11, das 14h às 17h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Marquês

Rua Marquês de Itu, 273/285 – Vila Buarque

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

Escrever no assunto do email: KAORU ISHII

Publico-alvo: bailarinos, atores, interessados em geral

Obs.: O workshop contará com tradutora.

Grátis

Apresentação da performance “Guerrilla Dance”

Com Kaoru Ishii e Nadya Moretto

Quando: Dia 14/11, às 19h30