Jurij Alschitz e a Pedagogia Para Atores

Publicado em: 08/12/2011 |

No penúltimo dia da semana do seminário Diálogos da SP, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Jurij Alchitz ministra a conferência “A Arte e a Pedagogia de Jurij Alschitz: As Artes do Palco em Função do Ator”, com mediação de Cláudia Vasconcellos, na sexta-feira (16), das 17h às 19h.

O diretor e pedagogo nasceu em Odessa, cidade costeira da Ucrânia, porém ingressou nos estudos na área de direção em 1973, na State University of Culture (Moscou). Depois de participar de uma série de espetáculos nas principais cidades da União Soviética, em 1983 obtém sua segunda formação como diretor na Academia Russa de Artes (Gitis), a maior e mais antiga escola de teatro da Rússia. Em 1987, forma-se como professor de atuação, e, dois anos depois, alcança o cargo de professor na Gitis.

Ainda no mesmo ano, Alschitz participa da fundação do famoso teatro “Escola de Arte Dramática – Anatoly Vasiliev” (Moscou), onde ele continua presente como ator, diretor e pedagogo. Lá, ele desenvolve um método independente de treinamento de improvisação, que lhe rende reconhecimento internacional, sendo contemplado com prêmios em diversos festivais da Europa, América e Ásia.

Desde 1992, Alschitz dirige projetos e seminários em teatros europeus e em universidades e escolas de teatro pela Europa, estendendo suas visitas aos Estados Unidos e Brasil. Junto aos seus assistentes, criou, em 1994, a Associação Européia pela Cultura Teatral, uma rede continental de educação teatral e laboratório de trabalho. É, ainda, diretor artístico do AKT-ZENT, organização de teatro de Berlim.

O Professor Doutor já publicou vários artigos em revistas de teatro e jornais. Como escritor, lançou uma série de livros: “La Grammatica dell Attore. Il Training” (1998); ”The Vertical of the Role” (2003); “La Matematica dell Attore” (2004); “Training Forever!” (2004); e “40 Questions of One Role” (2005).

Para se inscrever neste ou nos outros seminários que serão realizados durante a semana, clique aqui. São 20 vagas para o público externo (aprendizes da Escola não precisam se inscrever).

Seminário Diálogos da SP com Jurij Alschitz

Tema: “A Arte e a Pedagogia de Jurij Alschitz: as Artes do Palco em Função do Ator”

Quando: 16 de dezembro, das 17h às 19h

Onde: SP Escola de Teatro