Juca de Oliveira sobe ao palco sozinho em adaptação de ‘Rei Lear’, de Shakespeare

Publicado em: 17/07/2014

O experiente ator Juca de Oliveira sobe ao palco sozinho em “Rei Lear”, tragédia de William Shakespeare, na montagem dirigida por Elias Andreato que entra em cartaz amanhã (18), no Teatro Eva Herz.

 

A versão foi criada especialmente pelo dramaturgo, poeta e roteirista Geraldo Carneiro para o ator, que dá vida a Lear, suas três filhas e as demais personagens da peça, num total de oito papéis. O feito de Oliveira, além de representar um grande desafio artístico, é inédito: a tragédia nunca foi encenada como monólogo antes.

 

Temas centrais, como cobiça e ingratidão, conferem à obra um aspecto de atualidade. A peça narra a história do rei da Bretanha, que, já com idade elevada, decide dividir o reino entre as três filhas, mas enlouquece após ser traído por duas delas.

 

Nesta versão, o Rei Lear narra sua própria tragédia ao público, e Juca dá voz a todos os personagens sem trocas de figurinos. Objetos cênicos também foram dispensados por Andreato, que confia nos recursos que Juca possui para se transformar durante o espetáculo.

 

O ator também deixa claro que assistiu a várias adaptações do texto de Shakespeare, mas não se inspirou em nenhuma, pois não queria prejudicar a originalidade de sua criação.

 

Mais informações no site do Teatro Eva Herz.

 

Serviço

“Rei Lear”

Quando: Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h (de 18/7 a 12/10) 

Onde: Teatro Eva Herz – Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 – Consolação

Classificação: 14 anos

Tel.: (11) 3170-4059

Ingresso: R$ 60

 

Texto: Felipe Del