EN | ES

Jefferson Del Rios Lança Livro sobre Victor Garcia

Publicado em: 23/04/2013 |

Tem programa para hoje à noite? Não? Então, anote na agenda: a partir das 19h, o jornalista e crítico teatral Jefferson Del Rios autografa o livro O Teatro de Victor Garcia – A Vida Sempre em Jogo (Edições Sesc-SP, 286 págs., R$ 57), biografia do diretor teatral argentino. O lançamento será na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.

Biografar Victor Garcia (1934–1982) equivale a seguir duas décadas vitais da arte teatral da segunda metade do século 20. No seu caso, foram exatamente 19 anos de encenações em oito países de três continentes de distintos idiomas, culturas e tradições cênicas. A densidade da publicação, que apresenta uma vida de viagens reais e metafísicas, só foi possível depois de um trabalho que exigiu mais de uma década de pesquisas.

O prestígio internacional de Victor Garcia começou na França e teve desdobramento em outros países, onde ele dirigiu desde o grupo teatral dos universitários de Coimbra ao ator Anthony Hopkins, em Londres, as atrizes Eunice Muñoz e Nuria Espert, de Portugal e Espanha, e numerosos elencos brasileiros nos quais, entre outros, estavam Ruth Escobar, Raul Cortez, Célia Helena, Sérgio Mamberti, Stenio Garcia e Ney Latorraca.

O livro divide-se em duas partes, sendo uma a narrativa biográfica e a outra o Caderno de Testemunhos. Na primeira, em texto de sequência cronológica, o leitor é informado das andanças e realizações de Victor, sua convivência com colegas de arte. As passagens pelo Brasil, durante as décadas de 1960 e 1970, desempenhando um papel enriquecedor para o teatro brasileiro, estão registradas minuciosamente, com destaque para as encenações em São Paulo das peças “Cemitério de Automóveis”, de Fernando Arrabal (1968), e, sobretudo, “O Balcão”, de Jean Genet (1969), além dos preparativos de “Autos Sacramentais”, de Calderón de La Barca (1974) para excursão ao exterior.

Serviço
Lançamento do livro: O Teatro de Victor Garcia – A Vida Sempre em Jogo, de Jefferson Del Rios

Quando: Terça-feira (23), às 19h
Onde: Livraria Martins Fontes
Avenida Paulista, 509 – Bela Vista
Tel. (11) 2167-9900







Texto: Majô Levenstein