Introdução à Dança

Publicado em: 29/11/2012 |

Já estão disponíveis, no canal do Youtube da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, as videoaulas “O Alfabeto da Dança” e “Todo Mundo Dança”, que fazem parte do SP Online, programa de Ensino a Distância, coordenado pelo departamento de Extensão Cultural da Escola.

Após assisti-los, os internautas poderão tirar suas dúvidas no Bate-Papo Online que a Instituição promove aqui, no portal, na próxima quinta-feira (6), às 16h, com a participação da pesquisadora e professora de dança Cássia Navas.

Os vídeos, que têm conteúdo artístico e didático, foram produzidos pela TV Cultura e pela Cia. das Notícias. Os materiais oferecem uma introdução sobre diversas áreas das artes cênicas, como direção, atuação, dramaturgia, cenografia e sonoplastia. Uma semana após a publicação dos vídeos, profissionais especializados nas respectivas áreas respondem às questões do público, em discussões virtuais.

O objetivo do projeto é ampliar, por meio de atividades on-line e de cursos semipresenciais, a construção e veiculação de conhecimentos de alta relevância para a cena teatral contemporânea.

Sobre Cássia Navas

Cássia Navas é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Dança e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Pós-Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Possui experiência na área de dança, semiótica e gestão cultural, trabalhando, principalmente, com dança moderna e contemporânea.

Veja o texto de Cássia a respeito dos vídeos:

“Interessantes ferramentas para a discussão sobre a dança, os dois registros –‘Dança: Todo Mundo Dança/O Que é a dança?’ e ‘Coreografia, o Alfabeto da Dança/O Que Aprende um Bailarino Para se Tornar um Profissional?’ – apontam questões fundamentais para a discussão da linguagem: a possibilidade de todos dançarem (e de todo movimento portar características estéticas) e os formatos para a educação em dança, com possíveis percursos para a profissionalização.

Apontam ainda para a especificidade da dança enquanto uma das linguagens das artes da cena, indagando-lhe sobre suas estruturas de base – os traços que compõem sua originalidade dentro das artes, sobretudo da contemporânea.

Na história da dança, desde sempre, esses dois polos estão em constante tensão – a dança que “todos fazem” em relação à dança que – para além do ritual, acontecimento social ou maneira de comunicação humana – apresenta conteúdos deliberadamente construídos para apresentações cênicas, em formatos que seus artistas vão transformando ao longo do tempo, povoando as cenas artísticas de vários períodos e locais.

A discussão, a partir dos dois registros, produzidos em 1998 e elaborados nos alicerces das propostas fundamentais das ‘Oficinas Culturais’, da Secretaria de Estado da Cultura, é o ponto de partida para este debate online”.