EN | ES

Interpretação e Constantin Stanislavski são temas do Bate-Papo Online

Publicado em: 06/04/2011

Os estúdios do teatro de arte em Moscou e o método de interpretação de Constantin Stanislavski são os temas do próximo Bate-Papo Online promovido no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
 

Marcada para amanhã (07/04), às 16h, a conversa virtual, será com o ator, diretor e professor Camilo Scandolara, que vai abordar a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX.
 

Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o objetivo de reconstruir o ofício do ator e do diretor desde as suas bases.
 

Partindo da constatação de que renovar o teatro implica, antes de tudo, em criar uma pedagogia teatral sólida, Leopold Sulerjítski, Evguiêni Vakhtângov e Constantin Stanislavski geraram espaços de experimentação nos quais a pedagogia era concebida como ato criativo, como atividade de invenção de possibilidades de teatro. Neste sentido, o “sistema” surge da prática pedagógica constante, estabelecida nos diversos estúdios formados junto ao T.A.M.
 

Scandolara é Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Artes pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor assistente na área de interpretação e teorias do trabalho do ator no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da mesma universidade. Suas pesquisas se relacionam, principalmente, à dramaturgia do ator na perspectiva da investigação sobre as ações físicas, iniciada por Stanislavski.
 

Para participar do Bate-Papo Online é fácil. Basta acessar o link www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horários estipulados. 
 
 

Serviço:
Bate-Papo Online com Camilo Scandolara
Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat
Data: Quinta-feira (07/04)
Horário: 16h