EN | ES

Inscrições para os Novos Cursos de Difusão Cultural

Publicado em: 06/07/2011 |

As inscrições para os onze novos cursos de Difusão Cultural, oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, terão início na próxima sexta-feira (8). Ao todo, serão 390 vagas e os interessados poderão se inscrever para mais de um curso. O Processo Seletivo consiste em análise curricular e da ficha de inscrição. A partir daí, é só esperar até agosto, quando as aulas começarão, e desfrutar de muito conhecimento.
 

Conheça os cursos:

 

A Dança na Cena
As aulas, compreendidas entre 03/08 e 07/12, às quartas-feiras, das 16h às 20h, têm o papel de introduzir os participantes, por intermédio de estudos teóricos e práticos, às questões da dramaturgia da dança. Para isso, serão abordadas as questões históricas desta arte e seus aspectos contemporâneos. À frente do curso, estarão Cássia Navas, graduada em Direito (USP), doutorada em Dança e Semiótica (PUC/SP) e pós-doutorada em Artes (ECA/USP), e Lara Pinheiro, coreógrafa, bailarina e atual diretora do Balé da Cidade de São Paulo.

 

A Pedagogia das Máscaras na Busca de uma Identidade
O curso, que pretende uma aproximação dos estudos realizados por Jacques Lecoq acerca da “Pedagogia do Ator”, será orientado pela atriz e diretora teatral, Cida Almeida. A baiana é formada pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (ECA/USP), especializada em Treinamento, Conscientização e Preparação Corporal para Atores. Além disso, Cida está à frente do Clã – Estúdio das Artes Cômicas, um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, desde 2001. O curso ocorrerá às segundas-feiras, entre 15/08 a 28/11, das 19h às 22h.

 

A Voz na Atuação Cênica
Quem participar deste curso, se tornará apto a entender e aprimorar os cuidados específicos com a voz e a fala, desenvolvendo suas possibilidades naturais e pessoais. A Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Eudósia Quinteiro, orientará os participantes durante as aulas, que serão ministradas no Grupo Socorrista Irmão Alberto¹, na Vila Mariana. Atualmente, ela é Professora Doutora na USP, atuando, principalmente, nas questões de respiração, divisão de texto e partitura vocal. As aulas serão de segunda, terça e quarta-feira, de 01/08 a 05/09, das 13h às 16h.

 

Cenografia: Materiais Escultóricos e Maquete
Igor Martins, artista visual e cenógrafo que trabalha há mais de quinze anos nas diversas vertentes da área artística, orientará este curso, que tem como objetivo construir um repertório de técnicas e de materiais utilizados no processo cenográfico, a partir de aulas pautadas na escultura e modelagem. O foco será o uso profissional na cenografia e, também,  nas artes visuais. Além disso, os participantes experimentarão processos centrados na tridimensionalidade, para execução tanto de adereços quanto de maquetes. O curso ocorrerá no Ateliê², de 04/08 a 17/11, às quintas-feiras, das 19h às 22h.

 

Laboratório de Dramaturgia Infantil
Este curso será conferido às terças, quartas e quintas-feiras, entre 16/08 e 21/09, das 19h às 22h. O responsável pelas aulas será o criador e roteirista das séries de TV “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Mundo da Lua”, Flavio de Souza, que se propõe a fornecer a exata noção do que seja dramaturgia em geral e específica para o público infantil, por meio de exercícios práticos e autoavaliação. O curso oferece, ainda, noções do que seja a dramaturgia e seus elementos: descrições, personagens, diálogos e história.

 

Melodramas do Picadeiro – Repertório do Pavilhão Chororó
Realizar leituras dramáticas da produção de peças, especificamente, para a modalidade “teatro de pavilhão” ou circo-teatro é o objetivo deste curso, que será ministrado às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, de 08/08 a 01/09, das 19h às 22h. Nesta empreitada, a orientadora do curso será Vic Militelo, atriz que possui mais de 50 anos de carreira no teatro, cinema e televisão. Entre seus trabalhos, destacam-se as novelas “Estúpido Cupido” (1976/1977), “Vereda Tropical” (1984/1985) e “Kubanacan” (2003/2004), todas da Rede Globo. Na Rede Bandeirantes, participou, ainda, de “Floribella”.

 

Mímica Corporal  e o Corpo Dramático
Janaina Tupan e Sébastien Loesener, formados em mímica corporal pela International School of Coporeal Mime (Londres) e cofundadores da companhia de teatro Platform 88, serão os orientadores do curso. As aulas, de caráter prático, ocorrerão às segundas, terças e quintas, de 22/08 a 26/09, das 19h às 22h. Tem por objetivo contribuir para a compreensão das múltiplas possibilidades expressivas de usar o corpo em performance e compreender o estudo das principais questões da mímica corporal dramática: articulação (do corpo, do espaço, do ritmo), contrapeso (o peso resistindo ou submetendo-se à gravidade) e variações de dínamo-ritmo.

Música para Não-Músicos
Durante as aulas, o orientador Wilson Sukorsi fornecerá conhecimentos básicos necessários para que o orientando possa seguir seus estudos de forma autodidata, bem como softwares e tutoriais básicos para o aprimoramento e treinamento individual de cada participante. Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio, vídeo e cinema, designer/construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. O curso será às segundas-feiras, de 08/08 a 21/11, das 19h às 22h.

 

Musicalização para Atores
Oferecer aos alunos e à comunidade do entorno da SP Escola de Teatro a oportunidade de participar de uma atividade musical formadora e de um projeto musical coletivo de criação artística comprometido com o rigor e a qualidade é o objetivo deste curso. Para orientar este módulo, que será às quartas-feiras, de 03/08 a 14/12, das 19h às 22h, foi convidado o regente coral, compositor, arranjador e professor de música Fabio Cintra, que é, também, autor de trilhas para espetáculos de Ulysses Cruz, Gabriel Villela, Carlos Alberto Soffredini.

 

Palavras Andarilhas – A Literatura no Contexto Dramatúrgico
Este curso será conferido às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 15/08 e 21/09, das 19h às 22h. A proposta é abordar a inserção das obras literárias para o universo da dramaturgia em um amplo conceito, dando ênfase ao teatro sem descartar as outras manifestações. A escritora e poeta Greta Benitez, que ministrará as aulas, é Pós-Graduada em Marketing e já ganhou inúmeros prêmios literários em vários estados do Brasil. Além disso, tem textos publicados em várias revistas, entre elas “Oroboro”, “Zunái” e “Continuum” (Itaú Cultural).

 

Performance do Cantor no Palco
Serão trabalhados, neste curso, o gestual e a interpretação da canção, para que o cantor possa comunicar o pensamento poético de cada autor. O módulo ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, de 01/08 a 05/09, das 10h às 13, e pretende, também, cuidar da postura cênica e da interpretação. O ator e diretor Elias Andreato orientará os participantes, buscando a humanização de personagens que, frequentemente, questionam o papel do artista na sociedade.

 

¹ Localizado na R. Souza Ramos, 54 – Vila Mariana. Site: www.gsia.org.br

² R. Rego Freitas, 529  República