Inscrições abertas: Workshop ‘Olhares críticos’, com Michel Fernandes

Publicado em: 23/09/2014 |

“Pensemos num espetáculo teatral como uma casa repleta de janelas e no crítico teatral como um espectador profissional que observa essa casa-espetáculo, tendo como ponto de partida uma das janelas, que servirá como alicerce para o entrelaçamento dos outros cômodos-elementos-que-compõem-um-espetáculo, resultando, então, no texto final da crítica.”

Assim o jornalista cultural e crítico de teatro Michel Fernandes define o workshop “Olhares críticos”, que ele ministrará na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco de 6 de outubro até 24 de novembro, às segundas-feiras, das 15h às 18h, na Sede Roosevelt.

A atividade faz parte da residência que Michel cumpre na Escola. As inscrições vão até o dia 1º de outubro, pelo e-mail: [email protected]. Os interessados devem enviar um breve currículo com carta de interesse. A lista dos participantes será divulgada no dia 3.

Serão oito encontros de 3 horas cada, divididos em teoria e prática. As atividades práticas se dividirão em duas. Externas: assistindo a espetáculos previamente escolhidos; e internas: discussão sobre os textos redundantes dos espetáculos assistidos nas atividades externas.

Segundo Michel, o objetivo é “proporcionar ao aprendiz o diálogo crítico do espetáculo de teatro tendo como ponto de partida – ou, aproveitando a metáfora, começando a olhar toda a casa a partir de uma das janelas que a compõem – uma das inúmeras disciplinas que compõem o espetáculo, levando em consideração que todos os elementos do espetáculo serão analisados tendo o ponto de partida escolhido como a base do texto”.

Sobre o coordenador da residência

Criador, coordenador e editor do site Aplauso Brasil desde 2002, Michel Fernandes é jornalista cultural e crítico de teatro. Escreveu durante anos para o Último Segundo/iG e foi crítico teatral e colunista do jornal Diário de São Paulo.

Afiliado à APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), recebeu como pesquisador de teatro o Prêmio Pesquisador 2008 do Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura, e de dança, o Prêmio Pesquisa em Dança 2006, do ProAC – Programa de Ação Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Escreveu poesias e crônicas para os sites Mixbrasil, Casa da Poesia e KadeiraSutra. Em 2005 e 2006 atuou como dançarino em Via Sem Regra, da companhia mista de dança-teatro alemã DIN A 13 tanzcompany, de Gerda König, com apresentações em São Paulo e Alemanha. Em 2007, esteve em Paris para registrar seus passos sobre rodas no vídeo-dança-documentário Michel, de Rosário Caltabiano.