Inscrições abertas: Processo Seletivo 2014 – Vagas Disponíveis

Publicado em: 07/04/2014

Estão abertas, a partir de hoje (7), as inscrições para o Processo Seletivo 2014 – Vagas Disponíveis da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

 

São vagas destinadas a cinco Cursos Regulares gratuitos oferecidos pela Instituição, para início no segundo semestre de 2014. São eles: Direção (8 vagas); Dramaturgia (10 vagas); Iluminação (7 vagas); Sonoplastia (4 vagas) e Técnicas de Palco (13 vagas). 

 

As vagas são divididas entre os períodos matutino (das 9h às 13h) e vespertino (das 14h30 às 18h30), de terça a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. Todos os cursos têm duração de dois anos.

 

Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos e comprovar no ato da matrícula: possuir idade mínima de 18 anos completados até a data de início das atividades letivas da Escola; e possuir Ensino Médio completo. No caso de candidato estrangeiro, este deverá possuir passaporte e estar no Brasil de forma absolutamente legal.

 

As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, até 7 de maio de 2014, até as 17 horas, no site do Instituto Mais

 

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 35,00. Interessados em obter isenção integral da taxa de inscrição têm as seguintes opções: comprovar ter cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escola de rede pública ou na rede privada como bolsista integral; ou ser candidato “Doador de Sangue” em consonância com o Projeto da SP Escola de Teatro, intitulado “Escola Vermelha”, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, devendo apresentar: Atestado de doação, com data de 2013 ou 2014, emitido pela Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo; ou Declaração e/ou atestado de doação de sangue, com data de 2013 ou 2014, emitido por órgão coletor regularizado.

 

O Processo Seletivo será realizado em dois momentos, compostos da seguinte forma: O Primeiro Momento, de caráter eliminatório, com 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, sob a responsabilidade do Instituto Mais; e o Segundo Momento, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizado por meio de avaliações de aptidão, aplicadas pela SP Escola de Teatro, e sua realização ocorrerá somente após divulgação do resultado do Primeiro Momento. As avaliações do Primeiro Momento serão realizadas na data prevista de 17 de maio de 2014.

 

Para ter acesso a todas as informações a respeito do Processo Seletivo, é recomendável ler o Edital que está disponível no portal da Escola.

 

Abaixo, saiba um pouco sobre cada um dos cursos que estão com vagas abertas:

 

DIREÇÃO 

Coordenador: Rodolfo García Vázquez

O curso tem como proposta preparar encenadores com visão crítica e ampla sobre a sociedade e o fazer teatral. Formará encenadores que saibam lidar com todos os âmbitos da encenação e ordenar o fluxo de trabalho do processo de criação teatral através de uma expressão teatral singular e oriunda de ações com as outras áreas das artes do palco. Abordará o estudo e a experimentação de diversas linguagens cênicas. O candidato deverá comprovar experiência na atividade teatral na data da entrevista

 

DRAMATURGIA

Coordenadora: Marici Salomão

O curso se destina à formação de novos dramaturgos, em vários modos de produção textual, dos singulares aos colaborativos. Estimula uma visão crítica sobre o papel do artista no mundo. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras mídias. Os textos criados pelos aprendizes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou encenados. O curso também oferece estudos teóricos e práticos sobre dramaturgismo.

 

ILUMINAÇÃO

Coordenador: Guilherme Bonfanti

O curso tem como proposta qualificar aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes do palco. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista e as alternativas na concepção de luz. Por meio da educação do olhar, promoverá a aproximação com áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial, as artes visuais, o cinema e a música. 

 

SONOPLASTIA 

Coordenador: Raul Texeira

O curso enfatiza conhecimentos ligados à comunicação pelo som visando a prática de criação e execução de trilhas sonoras. Os estudos teóricos e práticos envolvem diferentes meios de produção de som, música, ruídos e corpo. As propostas contemplam áreas como: dramaturgia sonora, teoria musical, tecnologia aplicada ao som e repertório, além de ateliês e práticas sonoras em composição, foley, gravação, edição, desenho de som, mixagem e sonorização de espaços.

 

TÉCNICAS DE PALCO 

Coordenador: J.C Serroni

O curso está voltado para a formação do técnico de palco, profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. O técnico de palco pode atuar como cenotécnico, diretor de cena, contrarregra, aderecista ou maquinista de espetáculos. A formação do profissional contempla teoria e prática em ateliês e a participação em experimentos cênicos. Além dos quatro semestres com aulas presenciais, é obrigatório estágio em teatros e/ou produções artísticas.