Inscrições abertas para os núcleos de pesquisa do Grupo XIX

Publicado em: 31/01/2014 |

O Grupo XIX, cujo trabalho é norteado pelo trabalho colaborativo, pela pesquisa temática e pela utilização de prédios históricos como espaços cênicos está com inscrições abertas para três núcleos de pesquisa.

São eles: “América Vizinha”, com Juliana Sanches; “Retrato de um homem invisível”, com Rodolfo Amorim, e “Ator-dramaturgo”, com Ronaldo Serruya. Os encontros dos núcleos acontecem semanalmente, com início já em fevereiro. As inscrições vão até o dia 9 de fevereiro.

“América vizinha” pesquisa a apropriação do espaço não convencional oferecido pela Vila Maria Zélia, de forma artístico/poética, partindo de um tema predefinido, buscando a construção de uma dramaturgia híbrida, que una fontes diversas de pesquisa ao espaço cênico e ao próprio corpo do artista.

A proposta de “Retrato de um homem invisível” é criar um retrato/biografia cênica, investigando as memórias e suas distintas manipulações em relação à uma pessoa comum escolhida por cada participante e que tenha de alguma forma atuado e influenciado sua vida.

Já o núcleo “Ator-dramaturgo” calca-se na pesquisa de como construir uma dramaturgia híbrida, de múltiplas fontes, que se erige na sala de ensaio, tendo o ator como agente propositor das provocações e também como agente de campo na recolha de material. A proposta é mergulhar nas histórias, mitos e ficções que envolvem a história do carnaval no Brasil e investigar a relação entre essa manifestação e a construção da mentalidade do País.

Para saber mais e se inscrever, acesse o site oficial do grupo.

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo