Inscrições abertas para acompanhar residência de Fernanda D’Umbra e Cia.

Publicado em: 09/08/2013 |

Como é sabido, a atriz, diretora e dramaturga Fernanda D’Umbra e sua companhia, a recém-criada Pantera Cia. de Teatro, composta por Maria Tuca Fanchin, Samya Enes, Ofélia Lott, Edson Kumasaka, Pablo Perosa, Leopoldo Ponce e Débora Ester, estão em residência na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O exercício tem como objetivo a montagem do espetáculo “Tapa na Pantera”, o primeiro da trupe.

O monólogo, estrelado por Fernanda, conta a história da atriz e diretora Maria Alice Vergueiro, inspirado no livro “Tapa na pantera – uma auto-biografia não autorizada”, além de registros de trabalhos, entrevistas e depoimentos de amigos e da própria atriz. No palco, duas personas: Maria Alice Vergueiro e Fernanda D’Umbra, ambas interpretadas por Fernanda, que “revive” Maria Alice, ao mesmo tempo em que “mostra” como faz isso.

Além de um workshop, voltado a 20 aprendizes de Direção e Interpretação, ministrado por Fernanda e Maria Tuca Fanchin, 40 aprendizes de todos os cursos serão selecionados para assistirem a quatro ensaios abertos do monólogo (em quatro turmas de dez aprendizes), seguidos de discussão sobre as cenas. As inscrições estão abertas. Os selecionados passarão por entrevista no dia 19 de agosto.

A produção do espetáculo ficará a cargo da artista Samya Enes, que selecionará cinco aprendizes para participarem deste trabalho. Os interessados devem encaminhar, até quinta-feira (15), carta de interesse para a seleção, com, no máximo, 10 linhas, para [email protected].

Pablo Perosa é o responsável pela iluminação da peça. Ele também selecionará cinco aprendizes para acompanhar a criação, montagem, afinação de luz e ensaio geral. Desses cinco, quem se interessar poderá ter a oportunidade de fazer a operação de luz durante a temporada do espetáculo (inscrições pelo e-mail [email protected]).

Já o figurino levará a assinatura de Ofélia Lott. Ela vai escolher três aprendizes assistentes e dois ouvintes para acompanhar sua empreitada. Os interessados deverão auxiliar na pesquisa e compra de materiais; ter habilidade manual para a costura, e escrever uma carta de interesse de, no máximo, 10 linhas. Mesmo caminho seguirá o artista Leopoldo Ponce, para a concepção do cenário. Ele terá três aprendizes assistentes e dois ouvintes, mas, para a seleção, é preciso apenas encaminhar carta de interesse de, no máximo, 10 linhas. As cartas de interesse deverão ser enviadas, até quinta-feira (15), para [email protected].

A estreia do espetáculo está prevista para outubro, com temporada se estendendo até dezembro, aqui na Escola.

Texto: Esther Chaya Levenstein