EN | ES

Inscrições abertas para 11 novos cursos de Extensão Cultural

Publicado em: 14/11/2013 |

A partir desta quinta-feira (14), 11 cursos estarão com inscrições abertas no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Promovidos pelo departamento de Extensão Cultural da Escola, todos são gratuitos e acontecerão na sede Roosevelt da Instituição, a partir de janeiro de 2014.

 

As inscrições vão até o dia 11 de dezembro e devem ser feitas online, aqui no portal da Escola. A divulgação dos aprovados acontece no dia 16 de dezembro, e a matrícula deverá ser feita de 17 a 19 de dezembro.

 

Conheça, abaixo, cada um deles:

 

 

A voz na atuação cênica para jovens

Orientado por Eudósia Quinteiro, o curso tem por objetivo habilitar o aluno no entendimento e no aprimoramento dos cuidados específicos com a voz e a fala, desenvolvendo suas possibilidades naturais e pessoais que propiciem melhor performance durante o ato de representar, com vistas a uma comunicação oral efetiva nas Artes Cênicas. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

 

Interpretação para o teatro musical

Orientado por  Cadu Witter, tem como objetivo trabalhar canto, fala, dança, movimentação e gesto a partir da interpretação musicalizada. Desenvolver, no ator, a encarnação de conceitos musicais que constituirão um repertório vivo a ser levado à cena. Trazer o aprofundamento das ações cotidianas a partir da musicalidade, que lhes retira o caráter de reprodução. Emancipar o ator para a interpretação. De 13 de janeiro a 5 de fevereiro, com encontros de segunda a sexta, das 10h às 13h.

 

Iniciação à linguagem do palhaço

Orientado por Suzana Aragão, o objetivo do curso é oferecer aos jovens interessados na linguagem do palhaço um início de estudo teórico e prático através de exercícios teatrais, materiais de vídeo e leitura de texto sobre a linguagem. Noutras palavras, formar plateias e apreciadores jovens e um primeiro contato com a linguagem. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

 

Iniciação à mágica 

Orientado por Ricardo Malerbi, O objetivo do curso é iniciar adolescentes no universo da arte mágica de maneira profissionalizante; criar uma “geração” de novos mágicos engajados com excelência estética; questionar antigos paradigmas da arte mágica (arte performática mais antiga do planeta); gerar autonomia de estudo aos alunos e lhes proporcionar conexões com profissionais da mágica; montagem de um ato de 8 minutos particular de cada aluno. As aulas vão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

 

Teatro de animação: da concepção a encenação

Orientado por Lilian Guerra, tem como objetivo levar aos interessados as informações e pesquisas sobre o teatro de sombras e observações teórico práticas deste gênero no cenário cultural mais recente. Propiciar aos participantes após as informações apresentadas exercícios práticos de criação, produção e manipulação no Teatro de Sombras. Desenvolver com os participantes estudos em iluminação, figuras opacas e translúcidas, telas e locais de projeção. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

 

Dança sem limites

Orientado por Fernanda Amaral, o curso tem por objetivo Re-conectar; através da dança, o indivíduo com o seu próprio corpo. Ampliar a escuta, do corpo com suas necessidades e vontades de expressão, respondendo a diferentes estímulos e a percepção aos outros e à atmosfera criada pelo grupo. Desenvolver pesquisas de movimento para a dança através do processo de improvisação para a criação de coreografias que partam do movimento e habilidades de cada participante. Promover a dança de cada indivíduo com sua presença e diferenças corporais com pessoas com e sem deficiência. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

 

Interpretação infantojuvenil para musicais

Orientado por Moisés Miastkwosky, a proposta deste curso é incentivar a criança e o pré-adolescente de 10 a 15 anos a tomar contato com a linguagem teatral para espetáculos musicais, visando instrumentalizar os novos artistas através de exercícios práticos baseados em Emilia Ferreiro, Joana Lopes, Viola Spolin, Frenet e outros, além de estimular o contato do participante para conhecimento do universo musical, através de vídeos e palestras. As aulas vão de 15 de janeiro a 7 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

 

Introdução a musicais: preparação de vozes para coro 

Orientado por Fernando Grecco, o curso tem como objetivo mais amplo despertar e desenvolver o gosto pela música através de uma atividade prática, contribuindo, em última instância, para uma formação global dos indivíduos, e, como objetivo específico, desenvolver e aperfeiçoar em cada um de seus integrantes a percepção auditiva geral, sua imaginação, a coordenação motora, a expressividade e a percepção espacial, criando as condições para um desempenho de qualidade do repertório musical proposto para o espetáculo final. As aulas vão de 13 de janeiro a 05 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

 

Paixões humanas, uma breve história do teatro ocidental

Orientado por Hugo Coelho, o objetivo do curso é traçar uma breve história do teatro ocidental a partir da vivência e análise de grandes textos e personagens da dramaturgia ocidental como “Electra” de Sófocles, “Othelo” de Shakespeare, Irina Nikoláievna e Trepliov em a “Gaivota” de Tchecov, até “Esperando Godot” de Beckett. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.

 

Direção de ópera

Orientado por William Pereira, tem como objetivo o estudo e discussão de todas as etapas do espetáculo operístico, desde a escolha do título até a estreia, abordando aspectos práticos, teóricos e históricos, com enfoque em direção. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.

 

Estudos e criação em performance/live art

Orientado por Elisa Band, o curso é um espaço para a experimentação e pesquisa da performance/live art, que se utiliza de elementos de várias linguagens, como o teatro, a dança, a música e as artes visuais, e borra distinções entre representação e presença, arte e vida. As aulas vão de 13 de janeiro a 05 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.

 

Serviço

Inscrições: Cursos de Extensão Cultural

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2014/cursos

Quando: Até 11/12

Grátis