EN | ES

Ingrid Koudela por Joaquim Gama

Publicado em: 29/03/2012 |

A artista e pedagoga Ingrid Dormien Koudela não é uma, é muitas.  Existe a autora e tradutora de diversos livros. Livros que trazem contribuições inestimáveis para artistas e pedagogos do teatro.  Há a encenadora que nos provoca cenicamente, com o seu gesto brechtiano. Encontramos a andarilha, que tem caminhado por terras brasileiras e para além delas, compartilhando pensamentos em palestras, congressos, festivais e outros eventos, onde o teatro se faz presente. 

 

Não podemos esquecer a Ingrid docente, pesquisadora dos jogos teatrais, Bertold Brecht, Heiner Müller, Peter Brueghel e responsável pela orientação de inúmeros trabalhos na área da Pedagogia do Teatro, dentro do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Todas essas mulheres formam uma mulher exuberante, cheia de vida, sensível, afetiva, generosa e receptível aos que chegam desejosos de parceria, de troca… Ler suas obras, ser seu aluno, ouvi-la falar de teatro ou assistir aos seus trabalhos cênicos são privilégios que marcam a vida daqueles que encontraram, no teatro, a razão do seu ofício e o sentido da arte. 

 

Estar ou conviver com Ingrid Dormien Koudela, ou IDK, como costuma assinar os programas das suas peças, configura-se sempre como uma possibilidade de aprendizagem.  Todas essas mulheres nos movimentam e, continuamente, colocam-nos em estado de jogo com o teatro.

 

 

Joaquim Gama é pesquisador teatral, pedagogo e coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro.

 

Veja o verbete de Ingrid Koudela na Teatropédia.

 

Para ver os outros depoimentos que compõem a semana em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, clique aqui.