EN | ES

InDica | ‘Titane e o campo das vertentes’

Publicado em: 21/03/2014 |

Além de uma trajetória marcante no teatro, João das Neves, diretor e dramaturgo que recebeu, nesta semana, o 2º Prêmio SP Escola de Teatro, também trabalha na área da música. O mais recente desses trabalhos é a direção do show da cantora mineira Titane, “Titane e o campo das vertentes”, que será apresentado neste domingo, (23), às 19h, no Auditório Ibirapuera.

 

No espetáculo, a artista traz a São Paulo o show que deu origem ao primeiro DVD de sua carreira, oferecendo ao público a síntese de uma trajetória de três décadas de invenção e risco, entre a experimentação musical e a investigação cênica.

 

 

O vídeo, gravado em 2012, é a concretização de um trabalho de seis anos, atingido graças a uma turnê que passou por Minas Gerais, Rio de Janeiro e, agora, chega a São Paulo pela primeira vez.

 

Com referências da cultura popular, especialmente o congado mineiro, inseridas sob uma perspectiva contemporânea, o trabalho busca as interfaces da música com o corpo, em estreito diálogo com as artes cênicas.

 

Com participação especial de Sérgio Pererê e Makely Ka, compositores de destaque na nova geração da cena mineira, Titane apresenta composições de autores como Luiz Tatit, Chico César, João Bosco e Aldir Blanc, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque.

 

Além da forte presença dos tambores, a apresentação reúne um trio de músicos experientes e reconhecidos: Rogério Delayon (guitarra, violões, charango e cavaquinho), Adriano Campagnani (baixo) e Serginho Silva (bateria e percussão).

 

A artista

Pioneira na incorporação de elementos afro-mineiros à música autoral, Titane é uma espécie de madrinha de uma geração que assimilaria instrumentos de cortejo como a caixa de congado, o patangome e o gunga ao trabalho de palco – tendência que hoje se alastra pelo país.

 

Pesquisadora e produtora musical do disco “Os negros do rosário” (registro de 1985 da Festa do Congo de Oliveira, lançado em vinil em 1992), demarcaria já no álbum de estreia, “Titane” (1986), o interesse em provocar encontros entre as tradições e a inovação, como atestam as participações, no LP, do grupo Uakti e da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Oliveira, sua terra natal.

 

Com seis discos lançados em uma carreira consistente e diversificada, de acentuado primor estético, Titane encanta pela simplicidade, o carisma e a admirável presença cênica. De timbre personalíssimo, alternando-se entre a obra de talentos emergentes ou artistas de renome nacional, é associada tanto à Vanguarda Paulista (da qual já foi considerada um “braço mineiro”) como à música regional ou à experimentação –caso de seu disco mais recente, “Ana” (2010), o primeiro de estúdio, em que as vozes são processadas digitalmente, em busca de novas sonoridades.

 

Mais informações em seu site oficial.

 

Serviço

Show “Titane e o campo das vertentes” 

Quando: 23/3 (domingo), às 19h

Onde: Auditório Ibirapuera

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera (Entrada para carros pelo Portão 3)

Fone: (11) 3629-1075

Ingresso: R$ 20

www.auditorioibirapuera.com.br

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS