EN | ES

InDica | Teatro de Narradores retrata golpe militar em peças gratuitas

Publicado em: 11/04/2014 |

No ano em que o golpe militar no Brasil completa 50 anos, vários grupos teatrais voltam suas pesquisas para esta temática e procuram abordagens que revelem novas formas de enxergar esse processo histórico.

 

O Teatro de Narradores é um deles. Em abril, a companhia apresenta dois espetáculos no Teatro João Caetano, ambos com entrada gratuita e em cartaz até o fim do mês. Dirigidas por José Fernando de Azevedo, as montagens buscam compreender as forças políticas no Brasil durante a ditadura militar.

 

Cena de “Retrato falado” (Foto: Francinny Anzai / Divulgação)

 

A primeira montagem é “Ensaio sobre o sim e o não”. Com sessões às sextas, às 21h, a peça é inspirada em “Aquele que diz sim, aquele que diz não”, de Brecht. Nesta versão, um professor universitário e seu grupo estão envolvidos na preparação de uma ação clandestina na cidade de São Paulo, em 1969. O elenco é composto por Teth Maiello e Vitor Placca, além dos cantores Abner Santana, Ana Elisa Portes, Bruno de Sá Nunes, Camila Rabelo, Felipe Vidal, Fernando Henrique Ribeiro, Mariana Trento, Nicolas Salaberry, Renato Spinosa, Raphael A. Pinto, e do pianista Walter Rodrigues.

 

A segunda peça, “Retrato calado”, apresentada aos sábados, às 21h, e domingos, às 19h, fala sobre tortura. Em cena, um olhar sobre as torturas cometidas na ditadura militar para compreender as forças em jogo, a partir do livro homônimo de Luíz Roberto Salinas Fortes. No elenco, estão Ana Elisa Mello, Klarah Lobato, Renan Trindade, Teth Maiello, Vitor Placca, e o músico Thiago Salas.

 

Para mais informações, acesse o site do Teatro João Caetano.

 

Serviço

Espetáculos: “Ensaio sobre o sim e o não” e “Retrato calado”

Quando: Até o fim de abril

Onde: Teatro João Caetano

R. Borges da Lagoa, 650 – Vila Clementino

Tel.: (11) 5549-1744

Grátis (ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão)

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS