InDica | SP Escola de Teatro sedia palestra de Luiz Felipe Pondé e Elena Vássina

Publicado em: 07/11/2014 |

Como parte do projeto Karamázov, a Cia. da Memória promove, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o ciclo de encontros “Os Irmãos Karamázov: um romance múltiplo”. Trata-se de uma ação formativa e gratuita, destinada a refletir sobre o último romance de Fiódor Dostoiévski, e está vinculada à temporada do projeto Karamázov, da companhia, na Escola.

A primeira palestra será realizada hoje (7), às 21h, tendo como convidados Luiz Felipe Pondé e Elena Vássina, que será responsável pela apresentação e mediação. O tema será “Os irmãos Karamázov: um romance hagiográfico”.

Os outros dois encontros serão promovidos nos dias 14 e 28 de novembro, também às 21h. No dia 14, “Os Irmãos Karamázov: um romance tragédia” contará com a participação de Paulo Sérgio de Jesus Costa e apresentação e mediação de Elena Vássina. E, no dia 28, Fátima Bianchi e Priscila Gontijo participam de “Os Irmãos Karamázov: um romance polifônico”.

Os convidados

Luiz Felipe Pondé graduou-se inicialmente em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e, depois, em Filosofia Pura pela USP – Universidade de São Paulo. É Doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris e Pós-Doutor pela Universidade de Tel Aviv, Israel. Atuou como professor convidado nas universidades de Marburg (Alemanha) e de Sevilha (Espanha). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, professor titular da Faculdade de Comunicação da FAAP. Possui vínculos em pós-graduação com a Escola Paulista de Medicina e a UNIFESP, além de ministrar diversos cursos na Casa do Saber. É também colunista, desde 2008, de um dos conhecidos jornais paulistas com distribuição nacional.

Elena Vássina é docente da FFLCH-USP, doutora pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia/Moscou) e tem se dedicado aos estudos dos problemas da linguagem artística do teatro do século XX, tendo publicado artigos e ensaios sobre o tema no Brasil e na Rússia.

Os espetáculos

Os três espetáculos que compõem o projeto Karamázov, da Cia da Memória, com direção de Ruy Cortez e dramaturgia de Luis Alberto de Abreu, cumprem temporada até 15 de dezembro.

“Uma anedota suja”, “Karamázov: Os irmãos” e “Karamázov: Os meninos” foram criados a partir das obras “Uma história lamentável” e “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Dostoiévski. As montagens formam um tríptico dramático em que a primeira história se apresenta como o embrião filosófico das outras duas.

Entram em cena nos espetáculos os atores Antonio Salvador, Eduardo Osório, Marcos de Andrade, Ricardo Gelli, Jean Pierre Kaletrianos e Rafael Steinhauser.

As peças também integram a programação da Satyrianas 2014, com sessões realizadas de 20 a 23 novembro. O projeto pode tanto ser visto em 3h45, em um único dia, como separadamente.

Em “Uma anedota suja”, o funcionário público Ivan Illitch Pralinski, depois de beber demais com dois colegas, resolve colocar em prática sua teoria filosófica baseada na vontade de praticar a bondade com pessoas de baixo estatuto social e, para isso, invade a festa de casamento de seu subordinado no meio da noite. As sessões da montagem serão realizadas de sábado, às 20h; domingo, às 17h, e segundas, às 19h.

“Karamázov: Os irmãos” se constrói em torno do parricídio – um pai é morto pelos próprios filhos. É centrado nas relações entre o pai devasso Fiódor Karamázov e seus quatro filhos: Aliócha, puro e místico; Ivan, intelectual e atormentado; Dmitri, orgulhoso, lascivo e apaixonado; Smerdiakóv, bastardo, grotesco e epilético. Sessões de sábado, às 21h30, domingo, às 18h30, e segunda, às 20h30.

A parte final, “Karamázov: Os meninos”, conta a história das crianças de uma cidade do interior da Rússia. Elas choram, celebram e enterram um miserável menino-anjo que morreu tuberculoso, mas que, com a sua morte, injetou solidariedade e esperança nos que ficaram. Sessões de sábado, às 23h30; domingo, às 20h30, e segunda, às 22h30.

Excepcionalmente nos dias 21 de novembro (Satyrianas), 5 e 12 de dezembro haverá espetáculo, sendo “Uma anedota suja”, às 20h; “Karamazóv: Os irmãos”, às 21h30, e “Karamázov: Os meninos”, às 23h30.

Ciclo de encontros “Os Irmãos Karamázov: um romance múltiplo”

Quando: Dias 7, 14 e 28 de novembro, às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt