A quantas constatações resiste a sanidade humana? Você fuma? Usa chapéus hipotéticos? Quem rouba a tua inocência? Já teve um coelho antes? Perguntas como essas permeiam a montagem “Nossa Gata Preta e Branca”, que entra em cartaz hoje (15), no Espaço Parlapatões.
Na montagem da Cia. de Teatro Os Satyros, dirigida por Tiago Leal, sobem ao palco apenas duas atrizes: Maria Casadevall e Cléo De Páris, que também é coordenadora do Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. As protagonistas ainda assinam a autoria do texto, junto com Leal.
Lançando mão de poucos recursos, as atrizes colocam em prática a pesquisa em torno da performatividade desenvolvida pela companhia há anos e deixam o público em dúvida: ele estaria vendo uma encenação ou presenciando histórias reais, repletas de verdades e mentiras? Ou seja, “aqui o público não é público, pois, onde há segredos, não há espetáculo. O espetáculo é lá fora”, avisa o programa da peça.
“Nossa Gata Preta e Branca” surge, ainda, com o propósito de reforçar os laços entre Os Satyros e os Parlapatões, que há mais de 10 anos mantêm fortes vínculos artísticos, culturais e sociais. Os coletivos, sediados na Praça Roosevelt, estiveram envolvidos em todo o processo de revitalização daquele entorno, que culminou na inauguração da Nova Praça Roosevelt, no ano passado.
Serviço
“A Nossa Gata Preta e Branca”
Quando: Sextas, às 23h59
Onde: Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Tel.: (11) 3258-4449
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Texto: Felipe Del